Descrição de chapéu
Arnaldo Niskier

A utopia de aprender em casa

As melhores aptidões se desenvolvem na escola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Arnaldo Niskier

Doutor em educação, é professor, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL)

A pandemia trouxe terríveis consequências para o alunado brasileiro. Uma delas foi ampliar o desinteresse pela educação. No caso do ensino médio, a geração “nem-nem” (dos que não estudam nem trabalham) alcançou um número vergonhoso, de muitos milhões de jovens.

Quando se esperava o fim desses tempos, o governo aparece com uma solução milagrosa, extraída de outras realidades. Trata-se da educação doméstica, que os norte-americanos batizaram de “homeschooling” —como se fosse viável desenvolver um sistema que abrisse mão da presença dos alunos nas escolas.

Não estou me valendo apenas da teoria, o que já não seria pouco. Quando garoto vivi notáveis experiências em escolas públicas, que frequentei no Rio de Janeiro (Escola ​19-Canadá, no bairro do Riachuelo) e, depois, nos dois anos no então Grupo Escolar Rodrigues Alves, na avenida Paulista, em São Paulo. Pude conviver com meninos e meninas que jamais saíram do meu pensamento. Se fôssemos nos ater aos novos desígnios para a educação, onde ficariam os jogos e brincadeiras sempre presentes nas escolas? E o esporte praticado nos intervalos?

É claro que se busca ampliar a felicidade do nosso povo. Mas, somando-se os índices de inflação e de desemprego, como faz o Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas, o que se verifica é que estamos na segunda pior posição do ranking de infelicidade, somente atrás da Turquia. E não será descuidando da educação que se vai alterar esse índice. As melhores posições estão no Japão, na Suíça e na Eslovênia. O Brasil, por exemplo, já leva uma surra quando se trata de considerar a inflação, ficando na quinta posição entre os piores, atrás de Argentina, Turquia, Rússia e Arábia Saudita.

0
Crianças de famílias adeptas do homeschooling, ensino domiciliar, em Piracaia (SP) - Karime Xavier - 3.fev.17/Folhapress

Como estamos às vésperas da Olimpíada, queremos melhorar a nossa presença no ranking. Uma boa ideia é valorizar a nossa posição em matéria de educação. Cuidar mais e melhor dos nossos jovens não é retirá-los da escola para uma hipotética educação doméstica, que não garante nada. Posso avançar ainda num item essencial, que é a alimentação escolar. Isso está sendo nitidamente descurado.

Não é por estar em casa que os jovens irão aprender mais. Com a constatação de que é muito elevado o nosso índice de analfabetismo adulto. E ainda registrando-se a ausência do acesso indispensável aos benefícios da internet. Estamos comemorando a chegada da geração 5G, mas não se tem nenhuma certeza de que o ensino brasileiro será atendido de forma plena.

Com a experiência de ter ocupado a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro por mais de uma vez, posso afiançar que a melhor solução passa pela construção de mais escolas, com vagas e espaços generosos para que os jovens possam desenvolver as suas melhores aptidões. Não seguir esse caminho é procurar imitar soluções de fora, que não se aplicam à nossa realidade.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.