Por WR at Home

Todo ano o Ranking de Escolas do Enem aponta que as maiores notas na avaliação são, quase sempre, de instituições situadas nas capitais de alguns estados, principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Ceará e Piauí. Por isso, é muito comum que, chegado o momento em que se inicia o Ensino Médio, ou até mesmo depois, no Curso Pré-Vestibular, o estudante tenha que se mudar para outra cidade para conseguir ter acesso à educação de qualidade.

O problema é que, para os pais, isso acarreta em um custo muito maior do que o de pagar apenas a mensalidade. Isso porque soma-se ao valor mensal os gastos com moradia, alimentação e transporte, o que faz com que boa parte dos alunos que estão buscando um ensino de qualidade acabem perdendo essa oportunidade por questões financeiras e geográficas.

Diante desse cenário, e tendo em vista que o Brasil é um país de extensões continentais, o EAD (Ensino à Distância) ganha espaço e se torna uma grande alternativa ao ensino presencial, principalmente em um momento em que instituições de ensino investem pesado em tecnologias e métodos inovadores para transmitir suas aulas.

Professor do WR at Home dá aula em quadro Lightboard — Foto: Acervo

Hoje já é possível observar que as formas de Ensino à Distância estão cada vez mais diversas, e as oportunidades são infinitas. Os cursos preparatórios para o Enem, por exemplo, variam amplamente entre horário de aula, carga-horária, flexibilidade, conteúdo e forma.

Enquanto alguns optam por aulas mais curtas, de 10 e 15 minutos, focados mais superficialmente em um tema específico - o que representa uma experiência bem diferente da sala de aula tradicional, outros oferecem aulas ao vivo de 50 minutos e garantem um conteúdo extenso e completo.

Essa experiência, de oferecer aulas com a mesma carga horária e conteúdo que o presencial, é o que chamamos de Escola Virtual. É o ensino online que fornece uma preparação completa, abrangendo a maior parte do conteúdo do Ensino Médio e se aproximando mais do que é oferecido nos Cursos Presenciais.

Os pré-vestibulares mais inovadores, por exemplo, que fazem melhor uso desse modelo de ensino, são aqueles que sabem usar as tecnologias a seu favor, e criar um ambiente de ensino acolhedor, único e voltado para o aprendizado, cujas aulas são mais do que um apanhado de vídeos ou uma transmissão de uma aula em sala - comum no ensino híbrido. É uma experiência completa, tanto em forma como em conteúdo.

Alguns dos diferenciais desse modelo são:

  • Aulas com carga-horária de até 50 minutos
  • Conteúdo completo e sequencial
  • Aulas 100% ao vivo
  • Interatividade pelo chat
  • Acompanhamento da equipe pedagógica
  • Uso de tecnologias inovadoras
  • Transmissões exclusivas (não são gravações da sala de aula)

Bastidores da transmissão de aula com Chroma Key — Foto: Acervo

Independente do modelo escolhido para cursar, o mais importante na hora de escolher o Curso EAD, é analisar as suas necessidades, para entender se aquilo que o curso oferece será suficiente e, principalmente, se o aluno vai se adaptar àquele modelo de ensino. Por isso, uma boa pesquisa antes de escolher é fundamental e pode ser a diferença que faltava para a aprovação no vestibular.

WR at Home

Mais lidas

Mais do G1

Confira o conteúdo preparado pelo professor Julio sobre a migração haitiana no Brasil e como o tema pode ser cobrado no Enem

SuperDica Enem: Geografia

Confira o conteúdo preparado pela professora Fátima sobre temas de gramática que precisam ser compreendidos para resolver o Enem.

SuperDica Enem: Gramática - Programa: Propaganda - TV Anhanguera - GO

Confira o conteúdo preparado pelo professor Antônio Luiz sobre como os temas atuais, como a questão dos refugiados, podem cair no Enem.

SuperDica Enem: Atualidades - Programa: Propaganda - TV Anhanguera - GO

Confira o conteúdo preparado pelo professor Gabriel sobre como o tema Brasil Colônia pode cair no Enem

SuperDica Enem: História do Brasil  - Programa: Propaganda - TV Anhanguera - GO

Confira o conteúdo preparado pelo professor Rodrigo sobre narrativa histórica e a abolição da escravidão no Brasil.

SuperDica Enem: Brasil Colônia - Programa: Propaganda - TV Anhanguera - GO

Confira o conteúdo preparado pelo professor Marcel sobre como os temas de Arte podem cair no Enem.

SuperDica Enem: Arte - Programa: Propaganda - Anhanguera TO

Aulas Ao Vivo de revisão para a avaliação,que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, serão transmitidas pela plataforma WR at Home para quem quiser participar

Colégio nº1 no Ranking do Enem em Goiás oferece Maratona Enem gratuita
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!