Por São Judas - CAMPUS UNIMONTE

O que motiva um profissional a dedicar-se à vida acadêmica? O que o coloca em uma enorme fila de certificações para estar apto para a docência?

Desde o primeiro ano da faculdade, em 1999, na São Judas – Campus Unimonte, Juliana sabia que seu caminho seria ensinar. Formada na segunda turma de Medicina Veterinária da instituição, ela ingressou imediatamente no Mestrado e em seguida no Doutorado na Universidade de São Paulo, com a intenção clara de tornar-se professora no curso em que se formou.

“Eu me apaixonei pela área de Morfologia no primeiro ano da faculdade. Logo comecei a acompanhar a professora e tornei-me monitora. Daí para frente a identificação com a vida acadêmica foi total."

No Mestrado, sua tese foi sobre “Cavidade oral de Golfinhos” e no o Doutorado escolheu pesquisar sobre “Morfologia Cardíaca do Lobo Marinho”. Juliana tem uma paixão especial por animais selvagens: enquanto cursava suas especializações, realizava atendimento dessas espécies em domicílio.

A sala de aula me escolheu

A sala de aula me escolheu

Ela lecionou durante um ano na Universidade do Paraná e depois foi convidada para ser coordenadora de um programa de monitoramento de praia.

“Na verdade, eu sempre quis voltar para Santos e dar aula na São Judas – Campus Unimonte. Isso era um plano, mas eu precisava me capacitar para ser docente na Instituição. Assim que surgiu uma vaga, uma oportunidade, eu não pensei duas vezes, voltei para casa e assumi a vida acadêmica.”

O número de jovens que almejam tornarem-se professores vem diminuindo nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Educação, os alunos do ensino médio que aspiram à docência constituem apenas 2%. Os números são alarmantes porque é possível que no futuro haja uma escassez desses profissionais, ameaçando cada vez mais a situação educacional do país.

Alguns fatores que influenciam esse triste quadro são os baixos salários, a pouca valorização e a falta de um plano de carreira. Quando há possibilidade de escolhas profissionais dentro da carreira, a chance de um profissional dedicar-se à docência tende a diminuir. É necessário muita vocação para competir com as ofertas da iniciativa privada.

Entretanto, para alguns profissionais, o objetivo é justamente esse!

O professor hoje não é tão valorizado quanto antes, entretanto existem bons locais para se trabalhar que te motivam a querer dar aulas, e a São Judas – Campus Unimonte é assim. Aqui somos instigados e incentivados a buscar sempre o aprimoramento, e o investimento na formação de professores é contínuo. Apostam nos seus estudos, para que você consiga dar aulas de qualidade aos alunos.

No meu ponto de vista, dar aula é poder ensinar a importância de todas as disciplinas para que eles entendam a função de Médico Veterinário. Sem a base, você não consegue desenvolver-se bem. É preciso entender o porquê de se estar aprendendo.

Tornar alunos, grandes profissionais...

Eu brinco que eles abrem e fecham caixinhas e é necessário ver o todo, para poder se tornar um profissional completo.

Sentir que o conhecimento se espalha... se expande...

Professor aprende sempre. Todos os dias tem um aluno com uma pergunta nova. A gente ensina e aprende o tempo todo.

Que a Escola é a sua casa.

Aqui na Instituição nós temos disciplinas que abrangem todos os conteúdos do semestre, para eles entenderem que não são disciplinas isoladas e todas se complementam.

Que ensinar é a sua profissão!

Pra mim é importante que os alunos “aprendam a aprender”- isso eles vão levar para o resto da vida. Terão que pesquisar sempre, aprender com cada situação que encontrarem no caminho. Por isso essa base é fundamental para se formar profissionais capacitados. E é isso que eu gosto de fazer.

E que é preciso amar o que se faz.

Voltar para a São Judas foi muito emocionante, porque foi aqui que eu aprendi a ser quem eu sou, e descobri a minha verdadeira paixão. Em 2016 passei a ser a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da São Judas – Campus Unimonte. Uma grande responsabilidade, pois é o melhor curso da região, mas estou muito feliz. Eu tenho muito orgulho de ser São Judas

Clique aqui para saber mais sobre a São Judas – Campus Unimonte. Conheça o melhor curso de Medicina Veterinária da Região.

São Judas - CAMPUS UNIMONTE
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Conheça a história de Rihanna, a Golden Retriever mãe de 8 filhotes.

Tutora de cachorra que deu à luz a 8 filhotes, se emociona ao falar do atendimento recebido - Programa: Propaganda - TV Tribuna

Alunos da Medicina Veterinária da São Judas – Campus Unimonte fazem a diferença na vida dos animais de rua.

Conheça o projeto Petfood  - Programa: Propaganda - TV Tribuna

Veterinários dedicados fazem do CEPTAS um exemplo a ser seguido

O respeito e cuidados com animais selvagens  - Programa: Propaganda - TV Tribuna

Durante a graduação ela descobriu o seu amor por ensinar, e foi atrás de seus sonhos.

A sala de aula me escolheu - Programa: Propaganda - TV Tribuna

Ele cursou a faculdade de Medicina Veterinária São Judas – Campus Unimonte como o melhor da classe, e a recompensa chegou em forma de especialização gratuita.

A tão sonhada Bolsa de Estudos para fazer a Pós-Graduação - Programa: Propaganda - TV Tribuna

Um professor que além de tratar animais, faz questão de ensinar jovens com o mesmo objetivo.

Quando o chamado da vocação é ensinar - Programa: Propaganda - TV Tribuna

Cinco anos de Medicina Veterinária na São Judas – Campus Unimonte com bolsa de estudos integral. A alegria da aluna Nathalia.

Quando o sonho da Bolsa de Estudos se realiza - Programa: Propaganda - TV Tribuna