Por Sistema Fecomércio


Daniel Bruno Pierre começou a estudar na Educar Sesc aos dois anos de idade. — Foto: Arquivo Pessoal

A partir deste ano, as escolas brasileiras preparam-se para outro modelo de ensino: a recém-aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre novos horizontes para a educação no País, com objetivos que superam a aprendizagem de conteúdo e miram em desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Dez competências socioemocionais são a meta para a educação básica, que vai das séries infantis até o ensino médio. As salas de aula e todo o ambiente escolar deixam de limitar-se às provas, pressões e cobranças para tornarem-se lugares onde os estudantes aprendem a expressar seu ponto de vista, praticar tolerância e empatia com os colegas, desenvolver a curiosidade intelectual e científica, liderar grupos, entender a cultura local e global, exercitar o autoconhecimento, entre outros desafios.

Nas Escolas Educar Sesc, os educadores planejam intensificar a formação humana já ofertada aos alunos há mais de 20 anos. Inicialmente sediada na Unidade Fortaleza do Sesc, hoje já são seis escolas, espalhadas nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu e duas em Fortaleza. Em maio, os educadores participaram de Seminário sobre a BNCC na Capital cearense e formaram grupos de estudos para aplicar as novas diretrizes nas Educar Sesc.

Para a diretora Wládia de Medeiros, o novo modelo pedagógico traz autonomia ao aluno. “As competências socioemocionais capacitam os estudantes para que possam buscar o que desejam, a tomar decisões, estabelecer objetivos e buscar alcançá-los para serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento”, explica.

De pequeno aprender a ser grande

Dezoito anos atrás, quando os pais de Daniel Bruno Pierre Fernandes buscaram uma escola para ele, queriam encontrar um “lugar de educação transformadora, cidadã e libertadora”. Hoje, o estudante de Psicologia olha para a sua trajetória escolar e identifica experiências que não encontraria em um modelo tradicional de ensino.

As rodas de conversa, a mediação de conflitos, o estímulo cultural fizeram parte do cotidiano escolar na Educar Sesc Fortaleza, onde estudou desde os dois anos de idade até concluir o Ensino Fundamental. Daniel cita as conversas sobre tolerância religiosa, cotas sociais nas universidades e outros temas relevantes debatidos com os alunos. “Queriam que fôssemos formadores de opinião e pudéssemos construí-la de forma bem fundamentada”, diz ele.

Sempre estudioso, Daniel conseguiu ser aprovado na seleção para Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), no Rio de Janeiro. Ao regressar, passou na seleção para Psicologia na UFC, um dos cursos com maior nota de corte, mas a intensa preparação para o Enem foi vivenciada com tranquilidade. “Não me sentia obrigado a ir bem, eu gostava de estudar”, lembra.

Na Educar Sesc, Daniel descobriu o talento para o Teatro. — Foto: Arquivo Pessoal

Educação em valores

A diretora da Educar Sesc Fortaleza destaca a necessidade dos conhecimentos científicos, mas também a formação ética de crianças e jovens, para que sejam capazes de construir relações sociais mais justas e solidárias, o que denominam de educação em valores.

“A escola contribui com a formação da personalidade dos alunos quando aproxima a família da escola, respeita as diferenças, pratica ações de sustentabilidade, solidariedade e generosidade, rejeita atitudes de violência e acredita no poder do diálogo como forma de resolução dos conflitos que surgem nas relações humanas”, enumera a educadora.

As Escolas Educar Sesc no Ceará recebem, prioritariamente, a alunos dependentes de Trabalhadores do Comércio de Bens Serviços e Turismo, que possuem o Cartão Sesc atualizado (Saiba como fazer o seu: http://www.sesc-ce.com.br/servicos/faca-seu-cartao-sesc/ ). O período de pré-inscrições de novos alunos acontece nos meses de setembro e outubro, sendo resguardadas as vagas de veteranos, todo o cronograma é divulgado no site da instituição.

Escolas Educar Sesc no Ceará

Escola Educar Sesc Fortaleza

(Infantil 3 ao 5º ano do Fundamental)

(88) 3206.6050

Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental

(6º ao 9º ano)

Av. João Pessoa, 5920 – Damas / Fortaleza

(85) 3292.0100

Escola Educar Sesc Renato Aragão

(Infantil 3 ao 5º ano)

(88) 3611.0827

Escola Educar Sesc Iguatu

(Infantil 3 ao 5º ano)

(88) 3581.1130

Escola Educar Sesc Crato

(Infantil 3 ao 5º ano)

(88) 3586.9165

Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental

(Infantil 3 ao 5º ano)

R. José Marrocos, 226 – Santa Teresa / Juazeiro do Norte

(88) 3511.8217

Sistema Fecomércio
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1