Por Colégio Uirapuru


Trabalho com Educação Financeira nas escolas se inicia ainda no Ensino Fundamental I — Foto: Colégio Uirapuru/Divulgação

O trabalho com Educação Financeira nas escolas se inicia ainda no Ensino Fundamental I. Segundo a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o tema deve estar presente na proposta pedagógica desde o 5º ano. No Colégio Uirapuru a partir do 2º ano as crianças começam a refletir e criar consciência sobre planejar e tomar decisões na hora da compra. Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I, Andrea Vazatta, é importante que essa semente seja plantada desde cedo para que o tema ganhe espaço e se torne habitual na vida da criança.

Mas por que é tão importante criar uma consciência financeira desde cedo? A Educação Financeira nas escolas se distingue da Matemática porque, na Matemática, o aluno desenvolve e aplica conhecimentos de análise relação ao dinheiro. Na Educação Financeira, pretende-se formar o comportamento do aluno frente a planejamentos pessoais, familiares e reflexivos para que ele tome decisões acertadas na hora de comprar. Segundo Andrea, o trabalho é feito em todas as áreas do conhecimento.

“A Educação Financeira abrange Matemática, Português, Língua Inglesa, História e Geografia. É importante que o aluno entenda historicamente a função do dinheiro na sociedade, o quanto se paga de imposto em diferentes regiões, saiba ler boletos, faturas... Tudo isso se torna uma aprendizagem muito importante para a vida”, explica.

Na Educação Financeira, os alunos desenvolvem e aplicam conhecimentos de análise relação ao dinheiro — Foto: Colégio Uirapuru/Divulgação

Com o passar dos anos, a Educação Financeira nas escolas ganha espaço em temas como análise de gráficos, análise de contas de energia, cálculos de consumo, metas para redução, análise de pagamentos, inflação e descontos.

Neste ano, os alunos do 5º ano, no Projeto Micromundo, entenderam a grandiosidade da biônica e da tecnologia nas necessidades humanas. As crianças desenvolveram próteses para facilitar a vida de pessoas portadoras de deficiências. Diante da criação deste produto, desenvolveram toda a campanha de Marketing e assim entenderam: quanto custa criar um produto, como precificar, como atingir o cliente, qual sua necessidade, como lucrar e, ainda assim, respeitar o comprador.

A nova geração está conectada a tudo o tempo todo, ela necessita aprender desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira consciente e sustentável para a realização de seus sonhos. Essas experiências - ainda que sejam lúdicas ou práticas, com suas mesadas - estão diretamente relacionadas à construção de cidadania.

Em tempos de consumo excessivo, que muitas vezes acabam em patologias como compulsão, é preciso despertar nas crianças senso crítico em relação a esta questão. A partir de dezembro de 2019, todas as escolas brasileiras devem estar completamente adaptadas à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz entre os temas Educação Financeira.

Nova geração necessita aprender desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira consciente e sustentável — Foto: Colégio Uirapuru/Divulgação

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