PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A importância da inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais nas escolas

Por Claudia Abdul Ahad Securato
Atualização:
Claudia Abdul Ahad Securato. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Ao acolher uma criança na família os novos pais geralmente passam por uma fase de adaptação, a rotina precisa ser reorganizada, há muito aprendizado e principalmente muito esforço para alcançarem o que consideram o melhor para seu filho ou filha. O impacto é ainda maior quando a criança necessita de cuidados especiais, por possuir algum tipo de deficiência física ou diferenças intelectuais.

PUBLICIDADE

Em alguns casos, essa peculiaridade é identificada desde a gestação ou logo após o nascimento, como nas crianças com síndrome de Down e algumas formas de paralisia cerebral. Já em outros, as necessidades são descobertas e diagnosticadas somente na fase escolar, como dislexia, autismo, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e demais transtornos de aprendizagem.

Pelo Censo Demográfico de 2020, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 2.611.536 pessoas com alguma forma de deficiência mental. E esse enorme contingente sequer considera as pessoas com necessidades especiais que não são consideradas deficiências, como algumas formas de dificuldade de aprendizado, e obviamente, não considera as crianças que embora enfrentem essas condições, não tenham um diagnóstico concreto conhecido pela família.

Um dos principais desafios que as famílias enfrentam é a convivência escolar, e o real acesso à educação de qualidade que atenda o ritmo próprio da criança e a permita desenvolver seu potencial. Ainda a respeito da convivência escolar, infelizmente é situação corriqueira que as condições menos conhecidas sejam identificadas tardiamente, o que dificulta a adoção de providências.

Isso acontece com frequência em casos de crianças com dislexia, transtorno opositivo desafiador (TOD), transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que para pessoas sem conhecimento, e mesmo para profissionais da educação que não estejam atualizados pode ser confundido com mero mau comportamento ou birras.

Publicidade

Para garantir a educação das crianças com necessidades especiais existem leis, como o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente portador de deficiência o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

Por sua vez, a Lei 13.146/2015, conhecida como o Estatuto da Pessoa com Deficiência determina que é dever do Estado em conjunto com a família, a comunidade escolar e toda a sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de qualquer forma de discriminação ou negligência.

Isso significa que as escolas públicas e privadas não podem recusar a matrícula e a frequência de crianças com necessidades especiais. Assim como qualquer outro aluno, eles possuem o direito de frequentar a escola regularmente, inclusive com materiais e currículo adaptados para que possam acompanhar o conteúdo adequado à sua idade e condição.

Bem assim, é garantida por lei a disponibilização de profissionais de apoio escolar para dar atenção ao aluno especial, além da atenção geral a ser dada pelo professor em sala de aula. O profissional de apoio é quem garante com que o contexto educacional seja individualizado às capacidades do aluno, para melhorar seu aproveitamento acadêmico e a integração adequada às atividades educativas.

Já a Lei 14.254/2021 determina que o Poder Público mantenha programas de acompanhamento integral para alunos com dislexia, transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e demais transtornos de aprendizagem, o que auxilia no diagnóstico precoce e encaminhamento da criança para o apoio educacional e terapêutico imprescindível para seu desenvolvimento.

Publicidade

É importante alertar que o Estatuto da Pessoa com Deficiência proíbe com que a escola privada cobre quaisquer valores adicionais em suas mensalidades, anuidades e matrículas para fornecer profissional de apoio, adaptação no currículo e ou materiais especiais, isto é, as famílias de crianças com deficiências não podem ser mais oneradas do que as demais para ter seus direitos resguardados.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Há inúmeros relatos de escolas públicas e privadas que não cumprem a legislação e recusam fornecimento dos materiais e profissionais de apoio, recusam matrícula, pressionam os pais a retirarem o aluno da escola, e inclusive relatos de expulsão dos alunos, em evidente demonstração de falta de compreensão e empatia.

Se a família já exigiu da escola o atendimento devido e não foi atendida, cabe adotar medidas judiciais para forçar o cumprimento. O Conselho Tutelar está apto para receber e tratar quaisquer denúncias de violação de direitos da criança e do adolescente, em algumas cidades, como São Paulo, existem Delegacias de Polícia da Pessoa com Deficiência, e em todo o país o Disque Denúncia Nacional (Disque 100) recebe e examina denúncias desse tipo, tendo em vista que desatendimento à pessoa com deficiência ser violação aos direitos humanos.

Atender crianças com necessidades especiais é uma tarefa incansável, requer muita coragem da família, e empenho da comunidade escolar. Assim, é fundamental que as situações de violação aos direitos da criança sejam tratadas com prioridade, e é importante que a família busque todos os meios adequados para cobrar das instituições a atenção devida.

*Claudia Abdul Ahad Securato, sócia do escritório Oliveira, Vale, Securato e Abdul Ahad Advogados. Mestranda em Direito dos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Professora da Saint Paul Escola de Negócios

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.