Implantado no ano passado, dividido entre formação geral e áreas específicas, o novo ensino médio vem sendo aprimorado pelas escolas. Resultado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 2017, o modelo apresenta itinerários, nos quais os estudantes podem se aprofundar nas suas áreas de interesse e desenvolver projetos que respondam a questões sociais.
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Para atrair a atenção dos alunos, as escolas trazem temas atuais, mais conectados ao mercado de trabalho. Diretora executiva do Salesiano Santa Rosa, Simone Araújo Moreira destaca que os itinerários da instituição, que celebra 140 anos na cidade, dialogam com a contemporaneidade. Ela cita exemplos de aulas como matemática na introdução à programação de protótipos, empreendedorismo sustentável, marketing ético e criativo, cidades inteligentes, sociologia e o mundo do trabalho, química na indústria e estudos geopolíticos.
— Além disso, a cada semestre os estudantes têm a oportunidade de escolher componentes eletivos para integrar suas trilhas de estudo, de acordo com seus interesses e escolhas. Entre elas podemos citar fundamentos da medicina; Libras, que atrai muitos estudantes; estudos de mídia; trilha de gestão; trails to exchange programs; e voluntariado — lista a diretora, destacando que diversos projetos são levados para olimpíadas científicas. — Ano passado, alunos da então 1ª série do novo ensino médio conquistaram 1° e 3° lugares na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia e foram convidados a apresentar seus trabalhos na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Com o novo ensino médio, a Escola Canadense de Niterói pôs em prática a aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based-Learning, método de ensino no qual os alunos aprendem engajando-se ativamente em projetos do mundo real. Um dos exemplos foi um jornal criado pelos estudantes para refletir sobre os princípios da educação do século XXI, o “Journalism 120”.
— Os alunos conseguiram colocar em execução seus conhecimentos teóricos sobre os princípios básicos do jornalismo. Afinal, aprende-se fazendo — diz Ana Rita Lima professora de english language arts.
Diretor pedagógico do colégio pH, Felipe Couto explica que os estudantes do ensino médio do colégio realizam, ao mesmo tempo, a formação geral básica e um itinerário formativo integrador. Além disso, eles podem cursar mais de 60 possibilidades de disciplinas eletivas.
— Buscamos proporcionar vivências e aprofundamentos de todas as áreas do conhecimento, de forma a permitir que seus projetos de vida sejam construídos com bases e fundamentos sólidos — afirma Couto.
Enem
Marco na educação brasileira há 25 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo a grande porta de entrada para o ensino superior no país. Apenas no Sisu do ano passado, sistema de seleção unificada que usa as notas do Enem, foram 226.399 vagas espalhadas pelo Brasil.
Diretor de ensino da Rede Pensi, Pedro Rocha destaca a evolução da prova, que se tornou mais conteudista e exigente, e lembra que este é o último ano do Enem atendendo ao chamado currículo antigo do ensino médio. Segundo ele, a expectativa para este ano não é muito diferente dos demais.
— Para este ano, a expectativa é que a prova mantenha o mesmo formato, as mesmas habilidades e competências, a temática de redação; ou seja, não haverá grandes mudanças no concurso. A mudança maior está prevista para o ano que vem, mas tudo vai depender da lógica do novo ensino médio — conclui.