Niterói
PUBLICIDADE
Por — Niterói

Implantado no ano passado, dividido entre formação geral e áreas específicas, o novo ensino médio vem sendo aprimorado pelas escolas. Resultado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 2017, o modelo apresenta itinerários, nos quais os estudantes podem se aprofundar nas suas áreas de interesse e desenvolver projetos que respondam a questões sociais.

Para atrair a atenção dos alunos, as escolas trazem temas atuais, mais conectados ao mercado de trabalho. Diretora executiva do Salesiano Santa Rosa, Simone Araújo Moreira destaca que os itinerários da instituição, que celebra 140 anos na cidade, dialogam com a contemporaneidade. Ela cita exemplos de aulas como matemática na introdução à programação de protótipos, empreendedorismo sustentável, marketing ético e criativo, cidades inteligentes, sociologia e o mundo do trabalho, química na indústria e estudos geopolíticos.

— Além disso, a cada semestre os estudantes têm a oportunidade de escolher componentes eletivos para integrar suas trilhas de estudo, de acordo com seus interesses e escolhas. Entre elas podemos citar fundamentos da medicina; Libras, que atrai muitos estudantes; estudos de mídia; trilha de gestão; trails to exchange programs; e voluntariado — lista a diretora, destacando que diversos projetos são levados para olimpíadas científicas. — Ano passado, alunos da então 1ª série do novo ensino médio conquistaram 1° e 3° lugares na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia e foram convidados a apresentar seus trabalhos na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Com o novo ensino médio, a Escola Canadense de Niterói pôs em prática a aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based-Learning, método de ensino no qual os alunos aprendem engajando-se ativamente em projetos do mundo real. Um dos exemplos foi um jornal criado pelos estudantes para refletir sobre os princípios da educação do século XXI, o “Journalism 120”.

— Os alunos conseguiram colocar em execução seus conhecimentos teóricos sobre os princípios básicos do jornalismo. Afinal, aprende-se fazendo — diz Ana Rita Lima professora de english language arts.

Diretor pedagógico do colégio pH, Felipe Couto explica que os estudantes do ensino médio do colégio realizam, ao mesmo tempo, a formação geral básica e um itinerário formativo integrador. Além disso, eles podem cursar mais de 60 possibilidades de disciplinas eletivas.

— Buscamos proporcionar vivências e aprofundamentos de todas as áreas do conhecimento, de forma a permitir que seus projetos de vida sejam construídos com bases e fundamentos sólidos — afirma Couto.

Enem

Marco na educação brasileira há 25 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo a grande porta de entrada para o ensino superior no país. Apenas no Sisu do ano passado, sistema de seleção unificada que usa as notas do Enem, foram 226.399 vagas espalhadas pelo Brasil.

Diretor de ensino da Rede Pensi, Pedro Rocha destaca a evolução da prova, que se tornou mais conteudista e exigente, e lembra que este é o último ano do Enem atendendo ao chamado currículo antigo do ensino médio. Segundo ele, a expectativa para este ano não é muito diferente dos demais.

— Para este ano, a expectativa é que a prova mantenha o mesmo formato, as mesmas habilidades e competências, a temática de redação; ou seja, não haverá grandes mudanças no concurso. A mudança maior está prevista para o ano que vem, mas tudo vai depender da lógica do novo ensino médio — conclui.

Mais recente Próxima Ataque do Hamas: fiéis da igreja Lagoinha de Piratininga estão entre os brasileiros em Israel
Mais do O Globo

Caso virou retrato do aumento do custo dos imóveis no país, que tem empurrado imigrantes e portugueses para viver nas ruas ou em situações improvisadas

Brasileiras que moram em barracas em Portugal recebem aviso para sair do terreno

'Senna por Ayrton', do Globoplay, será lançado na quarta-feira e terá três episódios

Documentário conta trajetória de Ayrton Senna por ele mesmo em homenagem aos 30 anos da morte do tricampeão da F1

Documento previa a criação de fundação de incentivo à música e cultura. Primas da cantora entraram com pedido para que documento voltasse a ter validade jurídica

Gal Costa: adoção em 2007 foi motivo de anulação de testamento de 1997; entenda decisão da Justiça

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias no país

Guatemala apreende 1,3 tonelada de cocaína em contêiner vindo do Equador

Houve melhora dos índices em 13 das 16 principais vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde

Recuperação da cobertura vacinal deve ser celebrada

De 69 denunciados por homicídio entre 2016 e 2018, apenas um foi condenado, revela levantamento

Investigações no Rio são lenientes quando suspeito de crime é policial

Autoridades japonesas afirmaram que estão dispostas a intervir no mercado cambial se houver flutuações repentinas

Dólar no Japão ultrapassa 160 ienes, nível mais alto em 34 anos

Desde quando li sobre o filme de Wim Wenders, supus que tinha algo a ver com minha experiência pessoal

‘Dias Perfeitos’ e o trabalho modesto

Joe Biden cometeu o maior erro de sua longa carreira ao imaginar que exerceria influência decisiva sobre a condução da guerra em Gaza

Nas relações dos EUA com Israel, é o rabo que abana o cachorro

Conferências que seguem até setembro de 2024 têm como objetivo central colocar a favela no mapa do G20

A favela na agenda global!