Está chegando a hora das crianças voltarem para a escola. Alguns pais já escolheram para onde levarão os filhos, mas, outras, esperam fevereiro começar para ver os estabelecimentos em pleno funcionamento, afim de observar como eles atuam na prática.
   
Essa preocupação é fundamental, pois, dela se cria um filtro que permite aos pais decidir o que supre as necessidades da família. Segundo a psicopedagoga Esther Guimarães, que também é diretora pedagógica de uma escola em Uberlândia, há alguns fatores essenciais a serem observados na escolha da instituição de ensino certa para os filhos. “Os valores éticos e as relações estabelecidas no espaço educacional são muito importantes. A escuta, as relações democráticas e um amplo Projeto Político Pedagógico (PPP) que fundamente todas as práticas cotidianas são essenciais para a concretização desses aspectos”, afirma.
   
Há também outros pontos a serem avaliados e não menos importantes. “O cuidado com o espaço físico também deve ser considerado. Além disso, a formação dos profissionais e o constante acompanhamento deste trabalho. A escola, em sua função básica, precisa desenvolver o pensamento da criança, integrando aspectos intelectuais e afetivos. Também a escola e a família precisam acreditar nos mesmos valores e princípios: se a família é mais conservadora, provavelmente, vai se adaptar melhor a uma escola tradicional. Porém, se a família é mais moderna, deve procurar um ambiente que propicie uma coerência de ideias e princípios para os filhos”, explica a especialista.
   
Como dizem por aí, “a melhor propaganda é aquele comentário que passa de boca em boca”. Para Esther, pode ser positivo conversar com outros pais que já fazem parte da escola onde se pretende matricular o filho, apesar desse não ser um fator decisivo. “Cada indivíduo é único e merece ser respeitado na sua integridade. E não é porque uma escola é boa para o meu filho que será para o de outra pessoa. É preciso sensibilidade e disposição nesse momento de escolha”, finaliza.

   
Conte pra gente a sua experiência com a procura pela escola certa para o seu filho! Mande sua sugestão para anedotasdemae@tvintegracao.com.br . Até a próxima!