Por Colégio BONJA

A partir do momento em que a criança começa a frequentar a escola, todas as atenções concentram-se em seu desenvolvimento. E não somente porque essa evolução é tão incrível e rica de imediato. É preciso pensar mais além!

Você sabia que a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental impactam diretamente nos resultados do ENEM para o(a) seu(sua) filho(a)? Esse futuro, a princípio, pode parecer distante, mas é importante lembrar que todas as fases de aprendizado estão interligadas.

Quer entender melhor como isso funciona? Confira, a seguir, alguns tópicos importantes sobre o assunto!

Como a Educação Infantil, Ensino Fundamental e ENEM relacionam-se?

Uma Educação Infantil de qualidade deve ser prioridade quando se trata da aprendizagem das crianças. Essa é uma fase em que inúmeras habilidades e competências são desenvolvidas. Por exemplo, a leitura, a escrita, a compreensão lógica e a interpretação de conceitos. Mais à frente, no Ensino Fundamental, entram em cena os aprendizados de base: matemática, história, ciências, língua portuguesa, e assim por diante.

Fundamental — Foto: Acervo do Colégio Bonja

Somente com essas duas etapas iniciais sólidas, o estudante chega preparado ao Ensino Médio. E, dessa maneira, pode dedicar-se ao ENEM com maior segurança.

Vale lembrar, inclusive, que a grande maioria das questões aplicadas neste exame tomam como base justamente ensinamentos básicos. Ler, entender, interpretar e usar a lógica são ações muito mais comuns na resolução das questões do que fazer contas ou desenvolver respostas abertas.

Como assegurar um aprendizado de base efetivo?

Diante da importância do aprendizado de base na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, é preciso assegurar que ele seja ministrado e absorvido de forma efetiva. Portanto, a escolha de uma boa escola é essencial, para começar.

Contar com um corpo docente especializado é fundamental para que a criança construa todos esses entendimentos iniciais e continue a desenvolvê-los na medida em que muda de série. Além disso, o olhar profissional é indispensável para sanar dúvidas e trabalhar possíveis dificuldades.

Em casa, os pais devem monitorar as atividades e manter um contato próximo com a escola. Assim, o estudante sente-se devidamente amparado e tem mais determinação para seguir em frente.

Por que a escolha da escola interfere nesta questão?

Escolher uma escola para toda a vida faz toda a diferença na trajetória de seu(sua) filho(a). Estar em um ambiente em que se sinta familiarizado e que proporciona segurança, o deixará tranquilo para crescer e aprender de acordo com suas habilidades e superar limitações.

Fundamental — Foto: Acervo do Colégio Bonja

Outra questão importante é que, tanto a Educação Infantil, quanto os anos iniciais do Ensino Fundamental, são fases de descobertas. Estar em uma boa instituição permite que eles tenham mais liberdade para expressar-se e para fazer amizades, algo que também reflete e interfere no aprendizado dos conteúdos de base.

Por fim, vale ressaltar que com a proximidade do ENEM, muitas dúvidas em relação ao futuro surgem. Mesmo que o estudante tenha uma vida escolar brilhante, ele pode precisar de orientação profissional e aconselhamento, algo que somente uma escola na qual ele confia pode oferecer.

Como você pode ver, a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental estão totalmente ligados aos resultados do ENEM de seu(sua) filho(a). Portanto, sempre conte com uma escola focada e bem estruturada para contribuir com essa jornada desafiadora.

Que tal contar o Colégio Bonja nessa missão? Com um ensino de excelência, o Bonja prepara alunos para o mundo.

Assista ao episódio sobre Ensino Fundamental da websérie do Bonja.

Colégio BONJA

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!