Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin

A educação e as mulheres, uma carta aberta à sociedade

Em alguns momentos, o ceticismo que vem me afetando caiu por terra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Participei, em 28 de janeiro, de um evento organizado por Marta Suplicy para discutir pautas relacionadas às mulheres, com vistas às eleições deste ano. Antes do encontro, cada uma de nós, portadoras de diferentes visões de mundo e atuantes em áreas igualmente distintas, preparou três pontos a serem explanados às demais e eventualmente incluídos numa carta aberta a ser enviada aos candidatos e divulgada à sociedade.

Foi uma reunião interessantíssima, dada a diversidade das participantes e das abordagens, mas também da possibilidade de uma escuta de qualidade do que é necessário para construir um país menos desigual.

Em alguns momentos, o ceticismo que vem me afetando caiu por terra e vi-me emocionada, simplesmente por ver que propostas concretas e factíveis tinham sido preparadas com cuidado, em áreas que não costumo acompanhar. Levei também as minhas três, ligadas à educação básica, e pude vê-las contempladas no documento. Aproveito a coluna para aqui compartilhá-las.

A primeira se refere a licenças parentais. Há tempos acompanho as descobertas mais recentes sobre o cérebro das crianças. Sem a criação de vínculos afetivos, especialmente nas famílias, a capacidade de aprender e de se desenvolver plenamente se vê profundamente afetada. Para tanto, sugeri que se ampliasse a licença maternidade para 6 meses, de forma a assegurar a amamentação exclusiva, e se retardasse a entrada em creches. Da mesma maneira, que se expandisse a licença paternidade para um mês, garantindo a criação de vínculo entre o pai e a criança e a partilha do cuidado na família.

Sugeri também que se criasse nas escolas um ambiente receptivo às adolescentes, com banheiros limpos, sabonetes e dispensários de absorventes higiênicos, para assegurar a sua permanência e dar-lhes higiene e conforto. Uma em cada quatro adolescentes no Brasil não possui um absorvente durante seu período e, assim, tende a não comparecer às aulas, vivendo o que se convencionou chamar de "pobreza menstrual".

A terceira proposta baseia-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, aprovado em 2015 pela assembleia das Nações Unidas, que estabeleceu em sua meta 4.7 que houvesse uma educação para uma cultura de paz, sustentabilidade e igualdade de gêneros. Nesse sentido, é importante assegurar que meninas e meninos desenvolvam habilidades para a vida em sociedade, inclusive para uma convivência pacífica e inclusiva, de respeito aos direitos humanos e apreciadora da diversidade.

Há muito o que se fazer em educação, especialmente garantir a permanência e a aprendizagem de qualidade para todos, mas, sem essas medidas, a agenda não será inclusiva.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.