Por Colégio Uirapuru

Colégio inclui em suas atividades o tema 'Educação e Cidadania Digital' — Foto: Divulgação

Atento à formação do ser humano baseada em princípios e valores, o Colégio Uirapuru inclui frequentemente em suas atividades o tema "Educação e Cidadania Digital". O trabalho é realizado em rodas de conversa, aulas no Laboratório de Mídias, palestras para crianças e adolescentes e encontros com pais e colaboradores.

A vida cotidiana inclui acesso constante à internet, redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens e compartilhamento de vídeos e imagens. Para que o uso destas ferramentas se torne saudável e seguro é preciso que todos entendam os benefícios e riscos presentes nessa "Era Digital". Desde o início do ano, toda a comunidade do Colégio Uirapuru conta com o apoio e a consultoria da Nethics Educação Digital, uma empresa especializada em firmar e inspirar comportamentos positivos e saudáveis diante da interação das tecnologias da informação e comunicação.

Em março, um grupo de aproximadamente 300 pessoas, entre pais e colaboradores, se reuniu para ouvir a premiada pediatra e clínica de adolescentes Dra. Evelyn Eisentein, da Nethics e professora na UERJ. Ela alertou sobre problemas físicos e transtornos psicológicos que muitas crianças e adolescentes adquirem por conta do uso inadequado da internet.

Palestras são pensadas individualmente para cada público e faixa etária — Foto: Divulgação

O encontro fez parte da tradicional "Jornada Papel de Pai, Papel de Filho", evento anual em que o colégio traz assuntos importantes para serem discutidos. "Foi possível observar a preocupação dos pais com seus filhos diante da internet. A palestra trouxe muitas informações importantes para que eles observem e acompanhem o desenvolvimento e o comportamento de seus filhos. Fiquei muito feliz em ver que temos trazido um assunto tão importante. A participação dos pais, com exemplos reais, também nos auxilia na definição do que é relevante para que a educação seja eficiente", afirma Arthur Fonseca Filho, diretor do Colégio Uirapuru.

As palestras são pensadas individualmente para cada público e faixa etária. Nelas, são abordados temas de acordo com a vivência e a linguagem de cada idade e os exemplos também são específicos. Na rotina educacional do colégio, o assunto sempre permeia as atividades. Desde o início do ano, as turmas, a partir do Ensino Fundamental I, participam do Ciclo de Palestras com profissionais multidisciplinares da Nethics. Confira os temas abordados para cada turma:

A educação de crianças e adolescentes diante de um mundo digital

Turmas Tema
4º e 5º anos "Na internet nem tudo o que parece é, mas e se for?"
6º e 7º anos "Os perigos da demasiada exposição da internet"
8º e 9º anos "Liberdade de expressão x violação do direito alheio: os limites da manifestação do pensamento e as suas implicações morais e legais"
Ensino Médio "As atitudes de hoje e as consequências na vida pessoal e profissional do jovem de amanhã"

"Acreditamos na educação como formação e prevenção. Sabemos dos riscos, até mesmo jurídicos, que todos correm ao publicar um conteúdo inadequado. É preciso lembrar que, em uma escola, deve-se combater o bullying e, agora, o cyberbullying. Desenvolvemos um trabalho amplo para que escola e família consigam criar cidadãos difusores da ética, do respeito e conscientes de suas responsabilidades", explica a coordenadora Maura Bolfer. Para Arthur, todos devem refletir sobre sua postura em relação ao uso da internet e a constância ao celular. Segundo ele, é preciso manter o diálogo em debates para que todos aprendam sobre prevenção e proteção.

Grupo se reuniu para ouvir a premiada pediatra e clínica de adolescentes Dra. Evelyn Eisentein — Foto: Divulgação

Em uma escola, deve-se combater o bullying e, agora, o cyberbullying — Foto: Divulgação

Colégio Uirapuru
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1