Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

A Cúpula das Américas e o pragmatismo político

Reunião de líderes é espaço para promover um lobby eficaz na América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Maria Ramos

Doutor em ciência política e sociologia pelo Instituto Universitário Ortega y Gasset (Espanha)

A Cúpula das Américas realizada em Los Angeles será um espaço importante para fortalecer uma agenda de crescimento e desenvolvimento para os países da América do Norte, do Triângulo do Norte e da América Latina em geral.

Lá, os países da região poderão expor a importância de que o governo estadunidense e em particular o Congresso e seus senadores republicanos reconheçam a relevância social e econômica de uma reforma imigratória, o impacto das remessas para reduzir a imigração irregular, a necessidade de liberar os quatro bilhões de dólares do Plano de Desenvolvimento da América Central e o aumento dos vistos de trabalho temporários. Para os EUA, a Cúpula será um espaço para promover uma maior e mais eficaz corresponsabilidade migratória e fortalecer a governabilidade e a governança para o desenvolvimento com compromissos compartilhados pelos países da região.

O presidente norte-americano Joe Biden, anfitrião da Cúpula das Américas deste ano
O presidente norte-americano Joe Biden, anfitrião da Cúpula das Américas deste ano - Elizabeth Frantz/Reuters

A Cúpula é um espaço político para promover um lobby eficaz na América Latina, mas os países latino-americanos devem assumir uma posição mais pragmática. Embora o governo estadunidense tenha tido algumas reservas com alguns países da região, recentemente a administração do presidente Biden adotou algumas decisões pragmáticas. Por um lado, diminuiu as restrições para as viagens e remessas à Cuba e reuniões com funcionários cubanos para uma melhor gestão migratória e, por outro lado, permitiu que a principal empresa petrolífera norte-americana (Chevron) negociasse possíveis atividades na Venezuela, com base na relevância das reservas de petróleo do país.

Neste contexto, a prioridade da América Latina na Cúpula deveria ser convencer o governo dos EUA a promover políticas que reduzam as assimetrias bilaterais. Isso seria alcançado reduzindo as desigualdades sociais com base em uma agenda social: controle da corrupção; investimentos no setor energético que promovam energia limpa, com interesse público e maior autossuficiência energética; maiores incentivos para micro, pequenas e médias empresas com uma perspectiva de igualdade e de valor; políticas de empreendimento e inovação social para os jovens; e insistir em uma reforma migratória com impacto laboral e de inclusão social.

Mas além da Cúpula das Américas, outras iniciativas importantes estão em andamento entre os Estados Unidos e os países da região, como o Diálogo Econômico de Alto Nível, no qual se articulam a competitividade econômica, a segurança e a mobilidade das pessoas. Sob a administração Biden, foi apresentada uma nova agenda em matéria de segurança e desenvolvimento que impactam as fronteiras norte e sul do México e com os países do Triângulo Norte, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Esta agenda busca promover soluções para vários problemas como segurança, saúde, cruzamentos fronteiriços, migração, desenvolvimento, comércio, segurança energética sustentável e mudança climática. O desafio desta iniciativa é administrar de maneira conjunta ditas propostas para promover uma relação bilateral e regional onde predomine a competitividade, o crescimento e o respeito às soberanias de cada país.

Um segundo marco relevante nesta linha foi a reunião entre os presidentes Joseph Biden com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador na Cúpula de Líderes da América do Norte, no último 18 de novembro de 2021. Esta reunião foi o marco para fortalecer a integração e traçar um novo caminho conforme os desafios globais complexos.

Ali, o governo mexicano reiterou a importância dos fluxos e da mobilidade migratória em direção aos Estados Unidos, no contexto da necessidade de mão-de-obra de acordo com a integração laboral e do crescimento esperado da economia estadunidense. Os três presidentes destacaram a complexidade do aumento da migração irregular no hemisfério –quase três milhões de migrantes irregulares entre setembro de 2020 e abril de 2022– o maior fluxo migratório nos últimos 20 anos.

Todas essas iniciativas são espaços onde os países da região, e sobretudo os centro-americanos e o México podem pressionar o governo de Biden a exigir melhores condições em suas relações com a potência do norte. A emigração centro-americana e mexicana não diminuirá no médio prazo. As diferenças salariais são enormes, e a demanda de mão-de-obra irregular nos EUA continuará aumentando devido ao crescimento da economia no contexto da reativação pós-pandêmica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.