PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

A educação que vale a pena

A crise no ensino público e o papel do Estado na Educação

A precariedade e a desigualdade na Educação pública estão alavancando o crescimento das redes privadas a nível global e levando muitos países a rever o modelo de gestão de seus sistemas de ensino

Por Ana Maria Diniz
Atualização:

Uma sociedade justa é aquela que oferece a todas as pessoas as mesmas chances de se desenvolver, de prosperar e de melhorar de vida, independentemente de sua origem, cor, gênero, código postal ou conta bancária. A Educação é a principal variável de acesso a essas oportunidades e, portanto, um fator determinante para a redução das desigualdades. À luz dessa percepção, consolidou-se no mundo todo a ideia de que a Educação é um bem social, um direito, e, por isso, um dever dos Estados. Hoje, praticamente não há país que se exima, pelo menos nos termos da lei, da responsabilidade de propiciar a todos os seus cidadãos um ensino gratuito e de qualidade.

PUBLICIDADE

É inegável que a Educação pública contribuiu e vem contribuindo, mesmo que de forma menos acentuada mais recentemente, para romper ciclos geracionais de pobreza. Para milhões de jovens, estudar continua a ser única maneira de subir a escada social por meio do esforço e do mérito. Mas será que os Estados vão dar conta de bancar e de prover o tipo de escolarização que o século 21 exige?

O panorama atual do ensino público global é desanimador. A precariedade da aprendizagem e a desigualdade na Educação pública, que tanto prejudicam as crianças e jovens do nosso país, não são problemas exclusivos do Brasil: esses dois fatores contaminam a maioria dos sistemas públicos de ensino, segundo relatório do Banco Mundial, e muitos deles estão começando a agir no sentido contrário, ampliando as lacunas sociais, em vez de estreitá-las. Isso tem levado milhares de famílias, pelo menos as que dispõem de algum recurso financeiro, a buscarem as redes privadas de ensino na esperança de garantir aos seus filhos um futuro melhor.

Nunca tantos pais e mães, ricos e pobres, gastaram tanto com Educação particular como agora. Como mostra um reportagem da revista The Economist publicada há duas semanas, o ensino privado está ressurgindo com força total no mundo inteiro. Nos últimos quinze anos, tanto nos países ricos como nos de renda baixa e média, o número de matrículas em escolas particulares aumentou, passando de 10% para 17% na etapa correspondente ao fundamental e de 19% para 27% nos anos equivalentes ao Ensino Médio. Um exemplo disso é a minha manicure, que parou de pagar seu seguro saúde para poder colocar sua netinha, de 6 anos, numa escola privada, pois entende que esse é o melhor investimento que a familia pode fazer para que ela tenha uma vida mais próspera do que a de seus pais e avós.

Nesse contexto, a discussão sobre qual o papel do Estado na Educação ganha ainda mais relevância e nos leva a refletir sobre algumas questões: será que o ensino público deve ser de competência exclusiva do Estado? Caberia à sociedade civil participar mais ativamente da Educação pública? De que forma? As famílias deveriam poder decidir de que maneira seus filhos serão educados, já que contribuem para o financiamento do sistema de ensino por meio de impostos? Devemos ter um único modelo de escola pública ou um sistema mais plural, em que diferentes formatos coexistem?

Publicidade

Em muitos lugares, a bifurcação entre o privado e o público na Educação está sendo substituída por uma via única, mais ampla e de mão dupla. Vários países, como Colômbia, Chile, Suécia e Inglaterra, caminham nessa direção e experimentam um sistema misto, no qual escolas públicas são parcialmente financiadas e geridas pelo setor privado e escolas privadas recebem financiamento público. Em artigo na Folha, o economista Naércio Menezes Filho, do Insper, discute a flexibilização da gestão brasileira nesses moldes. Segundo ele, tanto o sistema de vouchers como o de escolas conveniadas, dois modelos em voga nos Estados Unidos, poderiam, em tese, impactar positivamente o ensino básico no país.

No sistema de vouchers, uma possibilidade considerada pelo atual governo, a ideia é que as famílias possam, financiadas pelo poder público, escolher a melhor escola para os filhos, seja ela pública ou privada. No modelo de escolas conveniadas, ou charters schools, as escolas públicas são geridas por empresas privadas e possuem autonomia para determinar currículos e salários, contratar e demitir professores, introduzir novas metodologias e testar inovações. Em ambos os casos, cria-se uma "competição" entre as escolas para atrair alunos e recursos, o que tenderia a beneficiar o sistema educacional como um todo. No entanto, é bom lembrar, nenhuma dessas soluções está livre de falhas.

Enfim, o tema é ultra complexo, envolve uma série de questões e, do meu ponto de vista, assumir um posicionamento categórico e radical sobre isso, agora, é precipitação. De forma geral, sou da opinião de que o Estado deve, sim, estar à frente da Educação pública por razões de igualdade e de justiça social, e não sou totalmente contra participação do setor privado - só acho que essa participação, se houver, deve ser muito bem pensada e respeitar alguns critérios.

Nossa situação é grave. A Educação básica em nosso país, tanto pública quanto privada, do jeito que está hoje, compromete as chances dos nossos jovens de evoluir e nos coloca muito abaixo do outras nações em termos de competitividade. Neste momento, mais importante do que defender com unhas e dentes um modelo ou outro de gestão, é pensar no bem da nossa Educação e do Brasil.

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.