Por FourC Bilingual Academy


A formação cidadã é um dos valores do aprendizado escolar para crianças e adolescentes que fazem parte da Base Comum Curricular (BNCC), que define cidadania como ação pessoal e coletiva, ligada à autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Mas, do ponto de vista prático, como a cidadania pode ser trabalhada na escola? E por que isso é tão importante?

Na FourC Bilingual Academy, escola brasileira bilíngue da Educação Infantil ao Ensino Médio e High School, localizada em Bauru (SP), a cidadania integra um dos pilares que dá nome à escola. Desta forma colaboração, cidadania, pensamento crítico e cultura formam os quatro “cês” que dão nome à escola. Esses conceitos, colocados em prática, preparam pessoas conscientes de suas responsabilidades consigo mesmas, com o outro e com o mundo.

A FouC prepara o aluno com conceito de responsabilidade consigo mesmo, com o outro e com o mundo — Foto: FourC/Divulgação

Aprendizado efetivo e prático de letramento cívico

Quando questionada sobre como se desenvolve a cidadania na escola, a diretora de ensino Juliana Pereira de Albuquerque Storniolo nos conta que a cidadania é aplicada pelos alunos em muitas práticas de rotina.

“As bandeiras externas da escola são hasteadas pelos alunos, para o desenvolvimento da valorização e do respeito à pátria. Além disso, todas as quartas-feiras, logo pela manhã, acontece a Assembly no ginásio poliesportivo com transmissão on-line. É nesse momento que alunos, professores e pais entoam o hino nacional brasileiro e celebram alguma data comemorativa ou acontecimento especial para a comunidade. É na Assembly também que os alunos que se destacaram por sua determinação ou conquistaram resultados em alguma habilidade recebem seus certificados e todos comemoram os aniversariantes da semana”.

Espaços públicos e comunidade

Mas, para além do civismo que apoia a cidadania, a noção de responsabilidade no uso dos espaços coletivos e dos materiais que são de todos faz com que a comunidade escolar aprenda a cuidar muito bem daquilo que não é só deles. “O que esperamos é que qualquer pessoa de nossa comunidade, ao usar espaços públicos como praças, shoppings, parques, em suas casas ou nas ruas possa entender seu papel como cidadão, alguém que cuida desses espaços que são do uso de todos, deixando-os como gostaria de encontrá-los”, explicou Storniolo.

A Associação 4C Comunidade é outra forma organizada pela comunidade escolar para apoiar diversas entidades da cidade. Por meio dos Bazares Limpa Casa e da Criança, os alunos têm a oportunidade de se envolverem e participarem de decisões, planejamentos e execuções de entrega dos materiais às entidades, ampliando a visão de mundo. Assim, aprendem a se organizar individual e coletivamente em busca de um impacto positivo no grupo, na escola e na sociedade.

Outro exemplo são as participações dos estudantes nos “cafés com a direção”, onde os alunos debatem com a direção questões relacionadas à comunidade escolar, propondo melhorias e esclarecendo dúvidas. Antes e depois de cada reunião, os alunos participantes precisam se preparar ouvindo os colegas de sua turma e dando o retorno posterior. Além disso, os projetos sociais realizados pelos alunos, assim como os estudos de meio, momento em que os estudantes visitam locais ampliando o conhecimento e aprendizado, também são ótimas ocasiões que promovem o debate e aplicação de fundamentos de cidadania.

Essas práticas resultam na formação de cidadãos preparados para o mundo, incentivados a desenvolverem suas habilidades, fazerem as melhores escolhas, trabalharem em equipe e exercerem a cidadania por meio de ações concretas à comunidade onde estão inseridos.

Assim, a FourC entende que todos os eventos, projetos, práticas e rotinas são formativas. Por isso incorpora de forma intencional cada uma dessas práticas fortalecedoras da cultura, formando habilidades importantes para os alunos lidarem com os dilemas do mundo atual.

Mesmo sendo tão importante e significativa para a escola, a cidadania não é um lugar de onde se parte, é um processo de construção e além da escola. Toda a sociedade deve se responsabilizar para a sua formação. Juliana Storniolo explica que “a cidadania vai sendo construída e consolidada em cada pessoa, a partir de suas vivências refletidas a partir de uma lente crítica, de uma visão de responsabilização e de coletividade”.

Serviço

Quer conhecer mais sobre a FourC? Agende uma visita aqui e conheça mais sobre todos os métodos de ensino.

Endereço: Av. Affonso José Aiello, 12-50. Vila Aviação, Bauru/SP
Telefone: (14) 3878-9600
WhatsApp: (14) 99628-7480
Redes sociais: Facebook | Instagram

FourC Bilingual Academy

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!