Por UNIFAE


— Foto: Assessoria da UNIFAE

Baseada no conceito de equidade e defendendo a visão de um mundo em que as diferenças não sejam razão para que as pessoas deixem de usufruir de seus direitos, a educação inclusiva tem como público-alvo estudantes com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno do espectro autista (autismo) e altas habilidades (superdotados).

A educação inclusiva foi implementada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) em 2003. Antes disso, o sistema educativo brasileiro era segmentado em escola regular e escola especial.

O ideal proposto pela escola inclusiva é proveitoso para todos. De um lado estão os alunos com deficiência, que contam com um espaço de acolhimento para ajudá-los com o aprendizado e, do outro, os demais alunos que aprendem a conviver com as diferenças de forma natural, desenvolvendo atitudes de cooperação, respeito e paciência. Outro objetivo importante é sensibilizar e envolver a sociedade, em especial a comunidade escolar, uma vez que a inclusão ajuda a combater o preconceito, ao reconhecer e valorizar as diferenças, enfatizando as competências, capacidades e potencialidades de cada um.

Formação de docentes

Embora fundamental e louvável, a iniciativa trouxe com ela uma série de desafios, que ainda hoje estão presentes, passados 16 anos da implementação do projeto pelo MEC. Entre eles, talvez o crucial seja a formação dos professores.

“Para que o conceito de educação inclusiva seja aplicado no dia a dia e traga os resultados esperados, é preciso que o docente esteja muito bem preparado. ”, enfatiza o coordenador do curso de Pedagogia da UNIFAE, Prof. Me. Marcus Alvarenga.

“Percebendo que existe uma defasagem entre a proposta de educação inclusiva e a preparação que o mercado oferece, planejamos a grade formativa de Pedagogia com disciplinas que vão trabalhar esta dinâmica na prática. Assim, construímos quase um semestre todo - em atividades distribuídas ao longo do curso - de estudos de comportamento, linguagem, movimento. Tudo para que os futuros professores saibam realmente como incluir estas pessoas e não apenas tenham mais alguém na sala de aula. Para isso, é necessária uma forte formação humanística, e esta é a nossa proposta. Acreditamos que educação é envolvimento, inspiração, superação e muito entusiasmo. ”

— Foto: Assessoria da UNIFAE

Tradicionalmente, a formação do pedagogo acontece em 4 anos, mas a UNIFAE está oferecendo a possibilidade de concluir o curso em menos tempo. “Caso opte pelo período integral, o estudante pode terminar o curso de Pedagogia em apenas 3 anos, o que é um diferencial importante para quem tem pressa em ingressar no mercado de trabalho. ”, finaliza o coordenador do curso.

VESTIBULAR UNIFAE 2020 – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Pedagogia do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE, que oferece um total de 120 vagas no noturno e 60 vagas no período integral), para as turmas que iniciam as aulas no 1º. semestre de 2020. A prova será realizada no dia 20 de outubro de 2019, no campus da UNIFAE, na cidade de São João da Boa Vista (SP). Os interessados devem se inscrever até dia 16 de outubro, no site https://bit.ly/vestgeral.

UNIFAE

Mais lidas

Mais do G1
Especial Publicitário - UNIFAE

Cinco graduações receberam quatro estrelas e estão entre as melhores do Estado de São Paulo

UNIFAE conquista estrelas em todos os cursos no Guia Quero Estadão - Foto: (Crédito: Assessoria de Comunicação UNIFAE)
Especial Publicitário - UNIFAE

Enimpacto é um órgão consultivo que vai propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia nacional

Reitor da UNIFAE toma posse em Comitê do Governo Federal - Foto: (Crédito: Asssessoria MDIC)
Especial Publicitário - UNIFAE

Iago está prestes a se formar, com grandes experiências na prática que o curso lhe proporcionou

Estudante de Odontologia transforma sorrisos através de projeto social da UNIFAE - Foto: (Crédito: Divulgação)
Especial Publicitário - UNIFAE

Victória Caroline está no 10º semestre do curso e relembra atividades realizadas em Dourados-MS, no mês de Julho

Estudante de Fisioterapia da UNIFAE conta experiências na Missão Univida - Foto: (Crédito: Divulgação)
Especial Publicitário - UNIFAE

Centenas de pessoas estarão em São João da Boa Vista concorrendo a bolsas de estudo que podem chegar a até 100%

UNIFAE volta a abrir cursos matutinos para 2024; Vestibular é neste domingo (22) - Foto: (Crédito: ASCOM UNIFAE)
Especial Publicitário - UNIFAE

Evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades; local será utilizado por estudantes durante o estágio supervisionado

UNIFAE inaugura seu 8º Campi – Clínica de Práticas Jurídicas - Foto: (Crédito: Assessoria de Comunicação UNIFAE)
Especial Publicitário - UNIFAE

Reitoria UNIFAE esteve em São Paulo para prestigiar evento do CEE-SP; equipe de comunicação transmitiu ao vivo

UNIFAE marca presença nos 60 anos do Conselho Estadual de Educação - Foto: (Crédito: Assessoria de Comunicação UNIFAE)
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!