— Foto: Assessoria da UNIFAE
Baseada no conceito de equidade e defendendo a visão de um mundo em que as diferenças não sejam razão para que as pessoas deixem de usufruir de seus direitos, a educação inclusiva tem como público-alvo estudantes com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno do espectro autista (autismo) e altas habilidades (superdotados).
A educação inclusiva foi implementada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) em 2003. Antes disso, o sistema educativo brasileiro era segmentado em escola regular e escola especial.
O ideal proposto pela escola inclusiva é proveitoso para todos. De um lado estão os alunos com deficiência, que contam com um espaço de acolhimento para ajudá-los com o aprendizado e, do outro, os demais alunos que aprendem a conviver com as diferenças de forma natural, desenvolvendo atitudes de cooperação, respeito e paciência. Outro objetivo importante é sensibilizar e envolver a sociedade, em especial a comunidade escolar, uma vez que a inclusão ajuda a combater o preconceito, ao reconhecer e valorizar as diferenças, enfatizando as competências, capacidades e potencialidades de cada um.
Formação de docentes
Embora fundamental e louvável, a iniciativa trouxe com ela uma série de desafios, que ainda hoje estão presentes, passados 16 anos da implementação do projeto pelo MEC. Entre eles, talvez o crucial seja a formação dos professores.
“Para que o conceito de educação inclusiva seja aplicado no dia a dia e traga os resultados esperados, é preciso que o docente esteja muito bem preparado. ”, enfatiza o coordenador do curso de Pedagogia da UNIFAE, Prof. Me. Marcus Alvarenga.
“Percebendo que existe uma defasagem entre a proposta de educação inclusiva e a preparação que o mercado oferece, planejamos a grade formativa de Pedagogia com disciplinas que vão trabalhar esta dinâmica na prática. Assim, construímos quase um semestre todo - em atividades distribuídas ao longo do curso - de estudos de comportamento, linguagem, movimento. Tudo para que os futuros professores saibam realmente como incluir estas pessoas e não apenas tenham mais alguém na sala de aula. Para isso, é necessária uma forte formação humanística, e esta é a nossa proposta. Acreditamos que educação é envolvimento, inspiração, superação e muito entusiasmo. ”
— Foto: Assessoria da UNIFAE
Tradicionalmente, a formação do pedagogo acontece em 4 anos, mas a UNIFAE está oferecendo a possibilidade de concluir o curso em menos tempo. “Caso opte pelo período integral, o estudante pode terminar o curso de Pedagogia em apenas 3 anos, o que é um diferencial importante para quem tem pressa em ingressar no mercado de trabalho. ”, finaliza o coordenador do curso.
VESTIBULAR UNIFAE 2020 – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Pedagogia do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE, que oferece um total de 120 vagas no noturno e 60 vagas no período integral), para as turmas que iniciam as aulas no 1º. semestre de 2020. A prova será realizada no dia 20 de outubro de 2019, no campus da UNIFAE, na cidade de São João da Boa Vista (SP). Os interessados devem se inscrever até dia 16 de outubro, no site https://bit.ly/vestgeral.