Brasil
PUBLICIDADE

Por Aline Ribeiro e Elisa Martins — São Paulo


Caso da menina de 11 anos estuprada em Santa Catarina impedida de realizar aborto abriu campo de batalha sobre o tema — Foto: Shutterstock
Caso da menina de 11 anos estuprada em Santa Catarina impedida de realizar aborto abriu campo de batalha sobre o tema — Foto: Shutterstock

Mais de 74 mil crianças de 10 a 14 anos foram estupradas no Brasil entre 2017 e 2020 - uma média de 50 por dia, ou duas por hora. Essa é a faixa etária que mais sofre esse tipo de crime (45%), dentre o total de vítimas de 0 a 19 anos. Os dados, apresentados no fim do ano passado pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, reforçam que o caso da menina de 11 anos estuprada em Santa Catarina não é uma exceção.

A grande maioria das vítimas de violência sexual é menina – quase 80%, e na mesma faixa etária da criança que foi impedida por uma juíza de realizar o aborto previsto em lei no caso de violência sexual. Ainda segundo o estudo do Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a maioria de crimes do tipo ocorre na residência da vítima. Para os casos em que há informações sobre a autoria dos crimes, 86% dos autores eram conhecidos.

– Como o estupro acontece dentro de casa e por alguém com vínculo familiar e afetivo, muitas vezes a família tem dificuldade de romper com a violência. Às vezes, a mãe da criança é mais simples, não quer expor a família, muitas vezes até sofreu violência na infância – diz Juliana Martins, coordenadora institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Editoria de arte — Foto: Reprodução
Editoria de arte — Foto: Reprodução

Os dados fazem parte do relatório "Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil", publicado em outubro passado. O relatório informa que 179.277 crianças e adolescentes foram vítimas de estupro de vulnerável e estupro entre 2017 e 2020, uma média de 45 mil caso por ano - ou 123 casos por dia. Vítimas vulneráveis são aquelas com até 13 anos e juridicamente incapazes de consentir uma relação sexual; ou ainda que não conseguem oferecer resistência, seja por deficiência, enfermidade ou por estarem sob o efeito de drogas.

Meninas brancas aparecem como as que mais sofrem com esse crime sexual. Segundo o documento, 86% das vítimas de estupro são do sexo feminino e 55%, brancas.

O levantamento mostra um aumento do número de casos a partir dos 3 anos. Entre 3 e 8 anos, há uma estabilidade. O crime volta a crescer de forma mais acelerada a partir dos 10 anos, até atingir seu pico aos 13 anos.

Essa é uma faixa etária extremamente vulnerável também do ponto de vista de saúde mental, lembra a psicóloga Daniela Pedroso, especializada em temas de violência sexual e aborto.

– Nessa idade existe até dificuldade de se entender o que está acontecendo, o que é essa gravidez. Muitas vezes essas gestações chegam tardiamente aos serviços de aborto legal porque falamos de crianças, de meninas, que não têm conhecimento sobre o próprio corpo. Quando descobrem, a gravidez já está avançada – afirma.

Segundo Daniela, nesses casos o acompanhamento psicológico se torna ainda mais essencial.

– São crianças sem condição de discernir sobre fatos sexuais. O atendimento é feito com ludoterapia, brincadeiras mesmo, sentar no chão com elas – conta a psicóloga, que trabalha há 25 anos em casos do tipo em São Paulo.

De acordo com Daniela, a complexidade aumenta quando é negado o respaldo legal para interromper a gestação, como no caso da menina de 11 anos de Santa Catarina:

– Estudos científicos nos últimos 40 anos mostram que o dano psicológico é mais sério quando a gestação é levada a termo do que quando a gestação é interrompida. São crianças que serão privadas da escola, de seus contatos, dos seus relacionamentos.

Subnotificação e pandemia

Juliana, do Fórum de Segurança Pública, alerta que os estupros são crimes com altos índices de subnotificação, e que os boletins de ocorrência ainda possuem muitas falhas. Esse cenário, segundo ela, foi agravado pela pandemia, em especial durante o período de maior isolamento social.

Além da restrição de circular, a pandemia fez com que os órgãos públicos tivessem alterações em horários e dias de funcionamento. Com a maioria das escolas operando apenas virtualmente, crianças e adolescentes deixaram de frequentar o principal espaço em que, usualmente, têm contato com adultos fora do círculo familiar.

– Durante a pandemia, as notificações caíram, mas os casos não necessariamente diminuíram – afirma a coordenadora do Fórum. – Nesse período, ao contrário de estupros em geral, os de vulneráveis aconteceram de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde. São horários em que essas crianças não estavam na escola, e que os cuidadores estavam em casa.

Violência sexual em Santa Catarina

O relatório mostrou ainda a distribuição regional dos registros de violência sexual com vítimas entre 0 e 19 anos. Em 2020, Santa Catarina apresentou a quinta maior taxa de violência sexual. As taxas representam o número de estupro e estupro de vulnerável por 100 mil habitantes.

Naquele ano, os cinco estados que apresentaram as piores taxas foram Mato Grosso do Sul (186,0), Rondônia (146,2), Paraná (139,7), Mato Grosso (136,5) e Santa Catarina (135,2). Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que possuem dados para uma série histórica completa, vêm demonstrando redução das taxas ao longo dos anos.

As taxas de Paraná e Santa Catarina tiveram oscilações ao longo do tempo, mas no último ano também tiveram redução.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Cantor aparece sentado em uma cadeira, cantando hit do Carnaval e interage com fãs, fazendo coração com os dedos

Anderson Leonardo: veja vídeo de um dos últimos shows do vocalista do Molejo, que morreu aos 51 anos

Segundo irmão, cunhada e dois sobrinhos, que estão no apartamento com ela, Regina chegou a se manifestar contra retorno ao convívio com marido

Socialite Regina Gonçalves nega que motorista era seu marido e diz que ele 'levou joias e pedras preciosas' dos cofres

Episódio, além de prejuízo à empresa, deixou claro tentativa do Executivo de intervir em estatais, um roteiro equivocado e que não deve ser repetido

Decisão por distribuição de dividendos da Petrobras mostra como governo cria crises inúteis para si mesmo

Fabricante não especifica número de trabalhadores afetados pelas medidas

General Motors fecha fábricas na Colômbia e no Equador, demitindo centenas de funcionários

Nomes como Compadre Washington, Carla Perez, Thiago Martins e Xanddy fazem tributo para o colega por meio das redes sociais

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, do Molejo, e prestam homenagens: 'Alegria em forma de gente'

Atacante deve perder jogos da Copa do Brasil, Brasileiro e três partidas da Libertadores

Botafogo estima ficar sem Tiquinho por mais de um mês

Talkshow levou ao ar o último programa com a participação do comediante, que agradeceu a equipe ao se despedir

Humorista Murilo Couto deixa produção do ‘The noite’, no SBT, e Danilo Gentilli brinca: ‘Está demitido’

Processo estava suspenso para aguardar a chegada de novos documentos da investigação contra a deputada

Alerj volta a analisar caso Lucinha no Conselho de Ética da Alerj