9 materiais gratuitos para criar uma aula antirracista - PORVIR
wave break media / Canva

Inovações em Educação

9 materiais gratuitos para criar uma aula antirracista

Confira nossa seleção de materiais didáticos e pedagógicos para combater o racismo no ambiente escolar

por Ruam Oliveira ilustração relógio 26 de setembro de 2022

Para que a educação seja de fato antirracista, dois elementos são fundamentais: o primeiro deles é a intenção. É preciso ser consciente no processo de combater o racismo no ambiente escolar (e fora dele). Outro ponto é encontrar ferramentas que auxiliem nessa missão. 

Atualmente existem muitos materiais didáticos que vão desde planos de aula até referências mais teóricas que podem servir de embasamento para uma atividade pedagógica antirracista. Pensando nisso, o Porvir garimpou ferramentas e materiais disponíveis gratuitamente para que você, professor ou professora, possa olhar com mais atenção e profundidade para esse tema e contribuir no combate ao racismo. 

Confira abaixo nossa lista com 9 materiais para uma escola antirracista

Tabuleiro Lei 10.639

O Porvir, em parceria com a Piraporiando, criaram este tabuleiro com sete cartas para impressão que acompanham a história ilustrada de um professor que quer trabalhar com a lei 10.639, que institui o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. O tabuleiro traz diversos questionamentos que servem como disparadores de debate entre os participantes.

Baixe gratuitamente aqui

Infográfico: O impacto da pandemia e do racismo na trajetória dos jovens negros no ensino médio

Ao final da trajetória escolar, quando conseguem concluir o ensino médio, jovens negros aprendem menos e se sentem menos motivados a prestar o Enem e a ingressar no ensino superior. Este material mostra como gestores precisam atuar para que os reflexos da pandemia não ampliem as desigualdades raciais na educação.

Baixe gratuitamente aqui

Manual para escolas antirracistas

Desenvolvido pela Camino School, este manual apresenta orientações práticas e pedagógicas que conversam diretamente com o combate ao racismo estrutural. Além disso, o texto ainda traz um glossário para o letramento racial e foca não apenas na população negra, como também na população indígena e como o racismo as afeta diretamente. 

Para fazer o download clique aqui

Gestão escolar para a equidade racial

Como sua escola tem se saído quando o tema é equidade racial? O Instituto Unibanco lançou esta plataforma voltada para gestores e que mostra como é possível perceber ações e práticas envolvendo equidade no ambiente escolar. A autoavaliação é uma proposta para refletir sobre uma postura necessária a respeito do antirracismo. 

Faça a autoavaliação

Baixe o Caderno Gestão Escolar para a Equidade Racial

Relacionadas

5 propostas de professores para uma educação antirracista

ACESSAR

Como a leitura pode auxiliar a implementação da lei 10.639?

ACESSAR

4 propostas pedagógicas antirracistas para as escolas refletirem e praticarem

ACESSAR

Guia metodológico educação e relações raciais

A Ação Educativa é uma das principais organizações que desenvolve materiais voltados para uma educação antirracista. Este guia metodológico traz elementos sobre a participação de toda a comunidade escolar na luta contra o racismo. O material traz uma série de sugestões de atividades e possibilidades de tratar sobre o tema na escola.

Faça o download aqui

Este é um material aprofundado organizado em formato de curso, que traz além de um arcabouço teórico sobre os principais conceitos envolvendo práticas antirracistas na escola e na sociedade, uma série de planos de aula comentados que abordam ludicidade, território, identidade, literatura, musicalidade e outros aspectos. Há material para diferentes etapas do ensino.

Escola para todos – planos comentados para uma educação a antirracista

Faça o download aqui

Recriar a escola sob uma perspectiva das relações étnico-raciais

Como repensar a escola a partir de uma ótima antirracista? Abordando aspectos ligados à democracia, o papel da branquitude e construção de currículo, passando pelos impactos do racismo na subjetividade, este ebook promovido pelo Instituto Alana, com conteúdo desenvolvido pelo Porvir, traz relatos de casos bem-sucedidos em escolas no Brasil e que dialogam com uma educação antirracista, além de uma curadoria de livros para serem usados em diversas etapas do ensino.

Baixe o material

Deixa que eu conto

Voltado para crianças, famílias e educadores, este podcast desenvolvido pela Unicef traz histórias e brincadeiras associados a direitos de aprendizagem distintos. No site, é possível encontrar também um Guia de Possibilidades Pedagógicas, que pode ser usado como complemento do material. 

Conheça o projeto

Confira os episódios com conteúdo afro-brasileiro

Programa de educação antirracista

Esta é uma iniciativa da Árvore, plataforma que trabalha com leitura na escola usando tecnologia. Escolas públicas e privadas podem se inscrever no programa, que é gratuito. Ela traz sugestões de atividades e dicas de livros capazes de gerar uma reflexão em sala de aula para uma educação antirracista. A ideia é que, por meio dos conteúdos, seja construída uma comunidade preocupada em combater o racismo.

Acesse o programa


TAGS

educação antirracista, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x