9 livros para entender  (e estudar sobre) a EJA - Educação de Jovens e Adultos

lista

Quais os livros mais indicados para quem quer saber mais sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil?

Com a ajuda de especialistas,  o Porvir selecionou nove obras fundamentais sobre  a modalidade. Confira!

A importância do ato de ler em três artigos que se completam Paulo Freire

O papel fundamental da leitura crítica na alfabetização é o foco do livro, que também aborda a relação entre bibliotecas populares e Educação de Jovens e Adultos a partir de uma experiência desenvolvida por Freire em São Tomé e Príncipe.

Neste livro, publicado em mais de 20 idiomas (e o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo), Freire detalha sua metodologia de alfabetização de jovens e adultos e a defesa da educação libertadora e cidadã.

Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

O livreto da Coleção Primeiros Passos aborda, de forma direta, as etapas do sistema Paulo Freire de alfabetização, detalhando a pesquisa do universo vocabular, os temas geradores e os círculos de cultura, entre outros passos da metodologia.

O que é método Paulo Freire Carlos Rodrigues Brandão

Quem são os alunos-trabalhadores da EJA? Como o conhecimento pode ser libertador para esses sujeitos? Arroyo convida o leitor a embarcar numa viagem em busca da garantia dos direitos dos educandos.

Passageiros da noite - Do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa Miguel Arroyo

A formação do educador da EJA é um dos destaques do livro, que traz análises e prospecções sobre a modalidade, frutos de debates no Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Também são apresentadas algumas experiências práticas na área.

Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta Moacir Gadotti e José Eustáquio Romão

O que vem à sua mente quando ouve ou lê a palavra analfabeto? Como essas visões são disseminadas na sociedade? As autoras buscam responder tais perguntas, focando em como esses sujeitos são produtores de cultura e não ignorantes de saberes.

Preconceito contra o analfabeto Maria Clara di Pierro e Ana Maria de Oliveira Galvão

O livro traz um resgate da constituição da EJA como política pública no país, com uma trajetória de resistência, respeito à diversidade e garantia do direito à educação pública, laica, gratuita e de qualidade social para jovens e adultos trabalhadores.

Políticas públicas e educação de jovens e adultos no Brasil Cláudia Borges Costa e Maria Margarida Machado

Em uma biografia que resgata momentos importantes da trajetória de Paulo Freire, como a experiência exitosa de alfabetização em Angicos, o autor revela as muitas facetas de um intelectual complexo e decisivo para a cultura brasileira.

O educador: um perfil de Paulo Freire Sergio Haddad

Com baixo reconhecimento, a Educação de Jovens e Adultos parece estar sempre em xeque. Neste livro, são apresentados artigos para superar essa resistência e afirmar a EJA como um direito humano fundamental.

A EJA em xeque Roberto Catelli Jr. e outros organizadores

Conheça a série de reportagens: 

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ana Luísa D'Maschio e Marina Lopes Arte: Luan Silva Crédito de imagens: Camila Lima e Fredson Santos Data de publicação: 06/01/2023