Continua após publicidade

85% dos professores de SP dizem que alunos aprendem menos com aulas a distância

Pesquisa da USP entrevistou quase 20 000 docentes de 544 cidades do estado

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 ago 2020, 18h27 - Publicado em 13 ago 2020, 18h23

O programa USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de de São Paulo (IEA-USP) realizou uma pesquisa sobre a educação paulista durante a quarentena. O levantamento, chamado de Educação, Docência e a Covid-19, coletou 19 221 respostas de professores da rede estadual. Participaram docentes de 544 municípios do estado e os dados foram coletados entre 19 de maio e 7 de junho.

85% dos entrevistados afirmaram que têm a percepção de que os estudantes aprendem menos com a educação mediada pela tecnologia, as aulas a distância. Outro dado: 70% afirmaram que sentem confiança em desempenharem suas funções virtualmente.

A pesquisa também abordou a saúde mental dos docentes. Medo, tristeza, insegurança, ansiedade, angústia e incerteza são os principais sentimentos que foram associados à pandemia (48,1% das respostas). No entanto, 63% afirmaram que mantém uma boa saúde mental e 72% disseram que não sentem a necessidade de buscar apoio especializado.

A rede estadual paulista possui cerca de 3,8 milhões de alunos e 200 000 docentes. “O mapeamento e a compreensão desses aspectos em um momento tão crítico são de vital importância, tanto para subsidiar ações imediatas, quanto para a criação de novas políticas públicas relacionadas a uma nova educação durante, após a pandemia e em eventuais novos momentos de crise”, diz o texto da pesquisa. Confira os dados na íntegra aqui.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.