Por g1 SP e TV Globo


Frase de Paulo Freire escrita no muro da Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de SP, palco de um assassinato a uma estudante de 17 anos. — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

Cerca de 774 vigilantes desarmados começaram a trabalhar na segurança de escolas estaduais de São Paulo selecionadas nesta semana. Cada escola terá um profissional.

Segundo o governo, eles irão atuar inicialmente na região metropolitana. Ao todo, a gestão estadual pretende contratar mil vigilantes.

À época, a gestão estadual afirmou que os profissionais deveriam começar a trabalhar entre os meses de junho e julho. Os agentes foram contratados de uma empresa privada e vão trabalhar nas unidades desarmados.

Seguranças começam a trabalhar em escolas da rede pública estadual

Seguranças começam a trabalhar em escolas da rede pública estadual

Seleção das escolas

De acordo com o governo, a seleção das escolas atendidas foi feita por 91 diretorias regionais de ensino com base nos critérios de vulnerabilidade da comunidade e convivência no ambiente escolar.

O projeto prevê ainda que as empresas selecionadas contratem agentes homens e mulheres com formação profissionalizante na área de segurança, e exige a consulta aos antecedentes criminais dos selecionados.

Os vigilantes devem circular dentro da escola e avisar a direção qualquer ocorrência.

Ainda segundo a gestão estadual, serão investidos R$ 70 milhões por ano no projeto.

Segundo ataque

Um adolescente de 16 anos, também aluno, entrou armado no colégio e efetuou os disparos. Ele foi apreendido junto com a arma e encaminhado à Cara da Infância e Juventude.

"A gente precisa discutir sobre os riscos de ter armas em casa", diz pesquisador em segurança após ataque em escola estadual

"A gente precisa discutir sobre os riscos de ter armas em casa", diz pesquisador em segurança após ataque em escola estadual

Na terça, o corpo da Giovanna Bezerra Silva, de 17 anos, morta com um tiro na cabeça, foi enterrado em Santo André. À tarde, estudantes fizeram uma homenagem à jovem na porta da escola.

Investigação

A Polícia Civil abriu três inquéritos do caso. O primeiro, sobre o ato infracional, já foi concluído. O agressor deu quatro tiros. Um dos disparos acertou uma janela, e os demais, três alunos.

Aos policiais, o atirador afirmou ter encontrado a arma na casa do pai, dentro de um colchão. As balas estavam em uma caixa separada. Ele teria carregado a arma, levado à casa em que mora com a mãe e cometido os crimes sozinho.

A polícia, no entanto, apura a informação de que ele teria comentado que cometeria o ataque em um grupo fechado de uma rede social de que participa. Também é investigado se ele foi incentivado a fazer os atos.

E um terceiro investiga se houve omissão do pai do agressor em relação à arma. Ela foi registrada em 1994 e não tinha sido recadastrada.

O pai do adolescente prestou depoimento e assumiu a responsabilidade pelo porte da arma. Ele pediu desculpas à família da menina morta.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!