Por g1 — São Paulo


Cerca de 66% dos diretores de escolas públicas do país acreditam que o gestor escolar deveria ser escolhido em múltiplas etapas de seleção. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Todos Pela Educação e Itaú Social, divulgada nesta quarta-feira (8).

46% dos entrevistados acreditam que a melhor maneira de escolher um diretor é por meio de uma certificação dos candidatos pela secretaria de educação municipal ou estadual, combinada com consulta à comunidade escolar. Outros 22% disseram que o cargo deveria ser ocupado após um processo seletivo com análise de currículo, avaliações e entrevistas.

15% dos diretores responderam à pesquisa, afirmando que o concurso público é o melhor método de seleção, 11% disseram que a escolha deveria ser feita unicamente por consulta à comunidade escolar e 5% disseram que a indicação deve ser feita unicamente pela secretaria de educação. 1% dos entrevistados disse que seleção poderia ser de outra maneira.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mais da metade dos diretores de escolas públicas sejam designados apenas por indicação da secretaria de educação, sem considerar critérios técnicos.

LEIA TAMBÉM

Os entrevistados também consideraram que o processo de seleção para a gestão escolar deveria considerar a competência dos candidatos. 93% dos diretores concordam totalmente ou em parte com a afirmação.

Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, defende que o cargo de diretor demanda profissionais bem preparados para cumprir a função altamente complexa.

"Critérios técnicos precisam ser considerados nessa escolha, como as próprias diretoras e diretores brasileiros afirmam. Junto a isso, investir na formação e ampliar o apoio dado à gestão escolar são medidas cruciais para a melhoria da qualidade do ensino público”, diz.

Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, concorda. "Dirigir uma escola é gerir uma organização extremamente complexa. Além da seleção com base em critérios técnicos, é preciso que as secretarias de Educação preparem, acompanhem seu desempenho e assegurem que o incremento salarial associado ao cargo de direção seja compatível”.

Além disso, 27% dos gestores acreditam que a formação acadêmica na graduação ou pós graduação foi útil na preparação para o cargo. 44% disse concordar parcialmente com a afirmação, enquanto 16% e 12% discordaram em parte ou totalmente, respectivamente.

O levantamento foi feito com 418 diretores de escolas públicas dos níveis fundamental e médio. As entrevistas foram feitas por telefone entre 7 e 10 de fevereiro com gestores de todo Brasil.

VÍDEOS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!