60 alunos tiraram nota mil na redação do Enem 2023; 4 são de escola pública

O MEC (Ministério da Educação) informou nesta terça-feira que 60 participantes do Enem 2023 (2,7 milhões de candidatos) tiraram nota mil na redação.

O que aconteceu

Quatro desses candidatos são de escola pública. Quem fez a prova já pode conferir seus resultados na Página do Participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame.

O número de alunos que tiraram a nota máxima se refere a edição regular e de reaplicação também. Os participantes redigiram um texto sobre "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Rio de Janeiro e São Paulo, com sete casos cada um, lideram a lista dos estados com mais nota máxima na redação, Na sequência aparecem o Piauí, o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, com seis cada um.

"Um assunto relevante socialmente, que permitiu que as pessoas discutissem o tema com uma certa fluidez, o que permitiu um aumento na nota mil", disse Rubens Lacerda, diretor de avaliação do Inep. Na edição de 2022, 18 candidatos tiraram a nota máxima.

Não foi divulgado o número de candidatos que zeraram a redação. Isso acontece quando o estudante, por exemplo, foge do tema proposto ou não escreve mais de sete linhas.

O governo também divulgou a nota mínima, máxima e a média por área de conhecimento. Os candidatos responderam a 180 perguntas nos dois dias de prova. Em linguagens, códigos e suas tecnologias, por exemplo, a nota mínima foi 287 e a máxima 820,8.

Quero parabenizar aqueles jovens que tiraram nota mil na redação. O MEC está construindo uma política de reconhecimento aos resultados de todos os jovens e professores. É importante reconhecer e premiar os resultados da educação brasileira, principalmente pública.
Camilo Santana, ministro da Educação

Continua após a publicidade

Inep fará pesquisa para entender queda de inscritos

Os estudantes do ensino médio receberão um email do Inep, segundo o presidente do órgão, Manuel Palácios. O órgão quer entender os principais motivos para queda no número de inscrito entre 2019 e 2022 e por que há candidatos que se inscrevem, mas faltam na prova.

MEC e Inep também querem aumentar a taxa de inscritos dos alunos que concluem o ensino médio. Do total de estudantes que estavam na 3ª série, apenas 65% se inscreveram, mas há estados com uma porcentagem menor do que a média nacional — apenas 44,4% dos alunos das escolas públicas de Roraima se inscreveram para o exame, por exemplo.

Depois de três anos de queda no número de inscritos, houve aumento de cerca de 15% em 2023. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) , o Enem passou por tentativas de interferência, turbulências — além ser um período marcado pela pandemia de covid — e registrou o menor número de inscritos em 17 anos — 3,4 milhões em 2022

Queremos ter informação sobre os jovens de 17, 18 e 19 anos, como estão percebendo as oportunidades do Enem, as dificuldades de acesso.
Manuel Palácios, presidente do Inep

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes