publicado dia 18/12/2019

6 filmes inspiradores sobre educação

por

Com tantos desafios no dia a dia, é comum sentirmos a necessidade de conhecer histórias que valorizem o ensino e aprendizagem e a importância da escola e dos professores. Por isso, selecionamos seis filmes sobre educação. A lista traz longas clássicos, histórias reais, nacionais e internacionais. Confira!


Escritores da Liberdade, Richard LaGravenese – (2007)

Uma nova professora chega a escola tentando mostrar aos estudantes que aquilo que trazem de casa os das ruas faz sentido também dentro da sala de aula. Questões como racismo, desigualdade social e exclusão social dão o tom do longa. Baseado em fatos reais, o filme mostra como a professora Erin Grunwell transformou a relação de aprendizagem em uma escola dividida por tribos.

A Sociedade dos poetas mortos, de Peter Weier (1989) 

O longa metragem norte-americano conta a história de um professor de poesia que dribla os valores tradicionais e conservadores da escola onde trabalha e motiva seus alunos a contestarem e serem livres pensadores.

Preciosa, Lee Daniels (2009)

O filme conta a trajetória de Claireece “Preciosa” Jones, uma garota negra que sofre abusos e violências pelos pais. Pobre, ela por uma série de discriminações por ser analfabeta e acima do peso. Com muita coragem e a ajuda de uma educadora que acredita na sua possibilidade de mudança, Preciosa dá a volta por cima.

O sorriso de Monalisa, Mike Newell (2003)

Um drama sobre a educação e o papel da mulher nos anos 50:  aos 30 anos, Katherine Watson vai lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Apesar de inteligentes, Katherine percebe que as meninas estão presas a uma cultura machista,  fadadas a serem donas de casa e a desperdiçarem todo potencial intelectual.

O contador de histórias, Luiz Villaça (2009)

Baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, o Contador  de Histórias mostra como o afeto pode mudar realidades. Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstrava um talento especial transformando, com a narrativa, suas experiências de frustração em fábulas cativantes. Crescido na antiga Febem, o menino tem ganha novas oportunidades ao conhecer a pedagoga Margherit Duvas.

Filhas do Destino, Vanessa Roth (2007)

O colégio Shanti Bhavan acolhe crianças das comunidades mais pobres da Índia e as oferece a chance de serem as donas de seus destinos, em um país marcado pelo sistema de castas, pela pobreza extrema e pela falta de oportunidades. O documentário de quatro episódios traz o cotidiano da escola e a luta inspiradora de cinco meninas que lá estudam.

5 títulos na Netflix para discutir educação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.