Por g1 — São Paulo


Aulas remotas em plataformas online. — Foto: Divulgação UBM

Em média, 6 a cada 10 alunos que concluíram cursos de formação inicial de docentes (Pedagogia e Licenciatura) entre 2010 e 2020 fizeram educação a distância (EAD). É o que mostra um novo estudo do Todos Pela Educação que analisou dados do Censo da Educação Superior e que será divulgado na quinta-feira (21).

O levantamento mostra que em 2010, 231.581 pessoas concluíram cursos voltados à formação de professores. Em 2020, foram 235.055, o que representa um crescimento de 1,5% em 10 anos.

E, enquanto a fatia de formandos que fizeram ensino presencial (rede pública e privada) caiu, aquela referente à educação a distância cresceu 109,4% no mesmo período.

Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, vê perigo nestes números.

"A formação inicial de professores na modalidade EAD, que deveria ser uma exceção, se tornou a principal estratégia de formação docente no país, o que é extremamente grave. Formar professor é coisa séria. Precisa de tempo, de discussões aprofundadas sobre a docência, de vivência nas escolas, de simulações de situações reais de sala de aula", diz.

O especialista defende que a modalidade deveria ser melhor fiscalizada e regularizada pelo Ministério da Educação.

"O MEC precisa melhorar os processos regulatórios e a avaliação que faz dos cursos. Não podemos ter essa proliferação de cursos, sem clareza sobre a qualidade da formação inicial que vem sendo ofertada para os nossos futuros professores", avalia.

Em maio, o g1 mostrou que faculdades de pedagogia com avaliações de qualidade defasadas e notas baixíssimas no MEC tem atraído alunos com mensalidades abaixo de R$ 200. Com formato majoritariamente EAD, os cursos têm muita teoria e pouca prática.

O Ministério da Educação foi procurado para comentar o novo levantamento do Todos Pela Educação, mas não respondeu até a última atualização.

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