Como inovar

5 princípios da educação inclusiva

Parceria com Editora Moderna

Como identificar e investigar práticas exemplares de educação inclusiva?

O Instituto Rodrigo Mendes, referência nacional na pesquisa sobre educação inclusiva, adota 5 princípios para estruturar suas ações e conteúdos formativos. São eles:

1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação de qualidade

Todos devem exercer seu direito de estudar na escola comum e, quando necessário, receber atendimento especializado complementar, de acordo com suas especificidades.

2. Toda criança aprende

Sejam quais forem as particularidades intelectuais, sensoriais e físicas dos alunos, todos têm potencial de aprender e ensinar.

3. O processo de aprendizagem de cada criança é singular

As necessidades educacionais e o desenvolvimento de cada estudante são únicos. Modelos de ensino que pressupõem homogeneidade geram exclusão.

4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos

A interação entre pessoas diferentes é fundamental para o pleno desenvolvimento de qualquer um.

5. A educação inclusiva diz respeito a todos

Orientada pelo direito à igualdade e pelo respeito às diferenças, a educação inclusiva deve considerar não somente as pessoas tradicionalmente excluídas, mas todos os estudantes, educadores, famílias, etc.

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Roteiro: Ana Luísa D'Maschio Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash  Data de publicação: 21/03/2023