Por MG1 — Belo Horizonte


Bárbara Victória estudava na Escola Municipal Armando Ziller, no bairro Mantiqueira, na Região de Venda Nova, em BH — Foto: Reprodução/TV Globo

Trinta por cento dos alunos que estudam na Escola Municipal Armando Ziller, no bairro Mantiqueira, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, não foram à aula após a morte de Bárbara Victória Vitalino Rodrigues.

A menina de 10 anos foi encontrada morta em um matagal, no bairro Pedra Branca, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.

"Ontem [3 de agosto], a gente teve a situação de praticamente 30% dos alunos de todas as salas faltaram de aula, e o relato dos pais era: 'Estou com medo de mandar meu filho pra escola. Meu filho vinha sozinho, eu não tenho com quem mandar'", diz a diretora, Zarabeth Faria Silva.

Adolescente da mesma escola da Bárbara foi morto neste ano

Adolescente da mesma escola da Bárbara foi morto neste ano

No bairro, onde Bárbara Victória morava com a família, o sentimento é de medo.

"Aqui no [bairro] Mantiqueira está muito tenso. É muito triste, né, porque eu tenho crianca em casa, eu tenho sobrinhos em casa e como meu sobrinho, minhas primas estuda aqui também. Uma delas era da sala dessa menina", fala a vendedora Regiane André Ferreira.

Na escola, os alunos e professores ainda estão tentando se acostumar com a ausência da menina alegre.

Nesta quarta-feira (3), professores, funcionários e alunos fizeram uma caminhada pelo bairro. Um protesto por justiça e um pedido de socorro. Bárbara desapareceu no fim da tarde de domingo (31) e desde que o corpo dela foi encontrado, na terça-feira (2), aumentou a certeza da insegurança na região.

O problema é que o assassinato da Bárbara nao é um caso isolado no bairro Mantiqueira. No início deste ano, um menino de 16 anos, também aluno da Escola Municipal Armando Ziller, foi assassinado na porta de casa. Segundo a direção, a família ainda não sabe o motivo do crime.

'É algo que nos feriu muito também. A familia tem receio de falar da situação. Esses alunos estão inseridos em contexto de violência e a gente nao percebe dentro da comunidade equipamentos sociais para absorver os tempos deles. A gente vê que a escola quando a gente tinha escola aberta, a gente nao tem mais, mas era um lugar que as criancas vinham no final de semana. Se você procurar na comunidade, a gente nao tem outras, outras politicas, outros equipamentos que possam trazer para os meninos momentos de educação, de desenvolvimento", fala Zarabeth.

Cartaz afixado no portão da Escola Municipal Armando Ziller lamenta a morte de Bárbara Victória — Foto: Reprodução/TV Globo

Ainda de acordo com a direção, atualmente são 980 alunos divididos em dois turnos. A maioria é de famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social.

"A violência aqui em Minas Gerais é algo preocupante porque não só contra as criancas quanto a todos os vulneráveis, as pessoas mais fracas e, sobretudo, as mulheres, a gente vê isso constantemente. A questão de seguraça pública não é suficiente porque não pode estar policiado 24 horas todo o sistema", explica Juracy Costa Amaral, professor de sociologia e especialista em segurança pública.

Para muitos desses alunos, a escola acaba sendo um refúgio e encontram no ambiente escolar a segurança que deveriam ter nas ruas e em casa.

"A comunidade tem confiança no trabalho que a gente desenvolve aqui dentro, mas nós estamos para dentro dos muros, para fora dos muros a gente nao tem como dizer que há segurança porque na verdade não há", completa Zarabeth.

O que dizem os envolvidos

Prefeitura de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte declarou que a Secretaria de Segurança e Prevenção desenvolve projetos de mapeamento e acompanhamento de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Informou ainda que a Guarda Civil atua no campo da prevenção com os projetos: Escotismo, Adote um Músico e Patrulha Escolar.

Disse também que monitora todas as escolas municipais e realiza projetos pedagógicos, além de ações de abordagem preventiva e o tratamento das situações de violência.

Prefeitura de Ribeirão das Neves

A TV Globo procurou a Prefeitura de Ribeirão das Neves, cidade que fica bem perto da escola de Bárbara Victória em BH, já que muitos alunos do município estudam na unidade, e aguarda retorno.

Polícia Militar

A reportagem também fez contato com a Polícia Militar (PM), que não comentou a violência relatada pela comunidade do bairro Mantiqueira.

Vídeos mais assistidos no g1 Minas

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você