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30 conteúdos para saber mais sobre a BNCC

São testes, cursos gratuitos, reportagens, e-books e tira-dúvidas para os educadores se apropriarem do documento e apoiarem o trabalho da equipe

POR:
Laís Semis
Crédito: Getty Images

Se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda não é realidade em sua escola, ela está por vir. O prazo final para as escolas implementarem as orientações do documento para Educação Infantil e Ensino Fundamental se encerra no início do ano letivo de 2020. 

Como a comunidade escolar é um grupo heterogêneo e com diferentes níveis de contato com a BNCC, é importante que o grupo gestor esteja à par de todas as etapas desse processo. Assim, ele pode tanto tirar dúvidas mais básicas funcionários, estudantes e responsáveis, quanto orientar em maior profundidade os professores em suas dúvidas sobre o documento.

Para colaborar com a formação dos gestores nesse processo, selecionamos 30 links de materiais de qualidade com informações sobre o documento da Base, competências gerais, campos de experiência e direitos de aprendizagem, como sair da teoria para a prática e para refletir sobre o processo da BNCC. São materiais de NOVA ESCOLA GESTÃO, NOVA ESCOLA, Movimento pela Base, Ministério da Educação e Elos Educacional. Além de reportagens, entre os links você encontrará dois cursos gratuitos de NOVA ESCOLA com certificado, e-books, testes e tira-dúvidas.

Sobre o documento

1. Teste: Você sabe o que é a BNCC?

Base é sinônimo de currículo? Qual a diferença entre BNCC e PCN? Quem coordena a implementação da Base? A Base determina que crianças da Educação Infantil aprendam a ler e escrever? São algumas das questões levantadas neste teste com 10 perguntas.

2. Teste: você está por dentro da Base do Ensino Médio?
Língua Portuguesa e Matemática são as únicas disciplinas obrigatórias no Ensino Médio? O que será optativo na Base do Ensino Médio? O que são os itinerários formativos? Quando a BNCC do Médio começa a valer? Em 10 perguntas, teste o seu conhecimento sobre o documento para a etapa de ensino. 

3. 22 dúvidas frequentes sobre a BNCC
Por que o Brasil resolveu adotar uma BNCC? Ela elimina disciplinas? Por que a parte do Ensino Médio foi separada? Como acontece a implementação da BNCC? São algumas das dúvidas frequentes respondidas pelo Movimento Pela Base. 

4. E-book “BNCC e o Currículo: Como navegar por esses novos mares”
Claudia Zuppini Dalcorso, sócia-fundadora da Elos Educacional e diretora de programas de formação de professores e gestores, fala sobre como currículo e Base se relacionam, conceitos de competência, pontos de atenção e como transformar as diretrizes em ações. 

5. Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular 
O e-book traz orientações para o processo de implementação da BNCC. O material passa tanto pela estrutura de órgãos do governo (como o Ministério da Educação e as secretarias de Educação) para implementação da Base quanto por aspectos que tocam aos gestores escolares, como a formação continuada.

6. Base Nacional Comum Curricular 
Para quem busca uma leitura mais aprofundada da Base, é possível encontrar o documento completo no site do Ministério da Educação. O PDF contempla as etapas de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio em todos os seus componentes curriculares e respectivas competências e habilidades ano a ano da Educação Básica.


Sobre as competências gerais


7. Cursos Competências Gerais na BNCC 
Neste curso rápido de NOVA ESCOLA, você acessa online e a qualquer momento os conteúdos. São quatro horas de curso com Anna Penido, uma das leitoras críticas da BNCC, que além de te dar informações sobre as competências gerais do documento, te dão um certificado.

8. Como explorar as Competências Gerais da BNCC
Afinal, o que são as competências gerais? O que significa cada uma das 10 competências indicadas? Como as competências devem ser trabalhadas durante a Educação Básica? São algumas das perguntas respondidas em texto e vídeos neste conteúdo

9. Qual é a diferença entre as competências gerais da BNCC e as socioemocionais?
Competências gerais e competências socioemocionais são muitas vezes vistas como sinônimos. No entanto, apesar de uma usar inspirações da outra, se tratam de dois conceitos diferentes. Nesta reportagem, você poderá compreender as características de cada um desses conceitos. 


Sobre os campos de experiência e direitos de aprendizagem

10. Campos de Experiência na Educação Infantil: papel do gestor é fundamental 
Os cinco campos de experiência devem servir de referência para as propostas pedagógicas dos educadores e gestores escolares na Educação Infantil. Neste conteúdo, você entende um pouco mais sobre o papel dos gestores em relação aos campos de experiência.

11. Campos de Experiência na prática: como trabalhar “o eu, o outro e o nós” na Educação Infantil
Nos conteúdos de 11 a 15, você encontra uma série de conteúdos com explicações sobre cada um dos cinco campos de experiência da BNCC previstos para a Educação Infantil e como aplicá-los na prática. No campo “o eu, o outro e o nós” é abordada a interação com os pares e com adultos.

12. Como trabalhar “corpo, gestos e movimentos” na Educação Infantil
Tendo o corpo como uma centralidade na Educação Infantil, esse campo explora a experiência das crianças em se comunicar e conectar com o mundo a partir dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos.

13. Como trabalhar “escuta, fala, pensamento e imaginação” na Educação Infantil
A reportagem explora a ampliação e enriquecimento do vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, levando em conta as formas de expressão dos bebês até os cinco anos de idade. 

14. Como trabalhar “traços, sons, cores e formas” na Educação Infantil
Neste campo de experiência, as artes e suas expressões ganham foco. Além de entrar em contato com os conceitos que guiam “traços, sons, cores e formas”, há três sugestões de aplicação do campo baseado em experiências reais de professores.

15. Como trabalhar “espaço, tempo, quantidades, relações e transformações” na Educação Infantil
O campo propõe a exploração e interação com o mundo exterior. O conteúdo aborda a relação das crianças com objetos e pessoas como forma de enriquecer o repertório de conhecimento na Educação Infantil.

16. BNCC na prática: como garantir o direito de Conviver na Educação Infantil
Na Educação Infantil, a Base prevê além dos campos de experiência, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento. O objetivo é oferecer situação para que elas possam vivenciar e construir significados sobre si, os outros e o mundo.  Este conteúdo explora o direito de se conhecer, que se relaciona com a construção da identidade e formação social

17. Como garantir o direito de Conhecer-se na Educação Infantil
Conviver com outras crianças e adultos de modo a respeitar a diversidade e ampliar o conhecimento de si e do outro é uma das vivências indicadas pela BNCC. O conteúdo explica na teoria e na prática o que significa o direito de conviver na Educação Infantil.

18. Como garantir o direito de brincar na Educação Infantil
No cotidiano dos pequenos, brincar é fio condutor em diversos momentos e atividades. Entenda como o professor pode participar desses momentos , quais são os objetivos de aprendizagem do brincar e ao que o professor pode se atentar ao proporcionar esses momentos.

19. Como garantir o direito de participar na Educação Infantil
O direito de participar envolve uma participação ativa tanto no planejamento quanto na execução das atividades propostas no dia a dia. O conteúdo explora a teoria e a prática deste direito de aprendizagem pautado pela BNCC.

20. Como garantir o direito de expressar na Educação Infantil
O direito de aprendizagem é baseado no desenvolvimento das crianças para expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões. O conteúdo explora a teoria e a prática do desenvolvimento da aprendizagem das crianças se expressarem.

21. Como garantir o direito de explorar na Educação Infantil
Nesta reportagem, é abordado o direito dos pequenos serem ativos na sua aprendizagem a partir da exploração. Essa ação é baseada na curiosidade e na investigação de movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos e elementos da natureza, por exemplo.

22. Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil
Para aqueles que querem se aprofundar na Base da Educação Infantil, este curso gratuito de NOVA ESCOLA aborda os diferenciais e as inovações que o documento apresenta para a etapa de ensino. São quatro horas de curso e há certificação para os que completam todas as etapas.


Da teoria à prática

23. Como o diretor pode dar início aos trabalhos da Base Nacional Curricular em sua escola?
A diretora Joelma Souza compartilha alguns passos simples de planejamento para socialização e execução de discussões sobre o documento. Ela aborda os passos que o gestor deve fazer antes de levar o tema para a equipe. 

24. Implementação da BNCC: 5 pontos para o diretor levar em conta
Para quem já começou as discussões na escola e está no processo de colocar o documento de pé na prática, a diretora Marlúcia Brandão dá algumas dicas do que é necessário se atentar nesse momento em que toda a comunidade se volta para a implementação da Base.

25. Primeiros passos para a implementação - Para Gestores
Neste e-book do Movimento Pela Base, o gestor poderá encontrar algumas sugestões de ações para comunicar e engajar a equipe nas discussões. Embora seja um material voltado para as secretarias de Educação, as ações propostas podem ser adaptadas para a escola. 

26. Formação continuada para a BNCC
No processo de implementação da Base, a formação dos profissionais da Educação é um dos principais fatores que influenciam na concretização da política pública. Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, destaca alguns pontos que as formações na escola devem contemplar.

27. Como fazer a avaliação na Educação Infantil seguindo as diretrizes da BNCC
A avaliação na Educação Infantil, por se basear no olhar atento sobre cada uma das crianças, tende a ser mais subjetiva do que nas outras etapas de ensino. Como a BNCC influencia esse processo? Esta é uma das perguntas respondidas neste conteúdo.

28. Como alinhar o PPP da escola à Base Nacional Comum Curricular
Com a chegada da Base na escola, além do alinhamento das aulas ao novo currículo, outras demandas surgem. Uma delas é a revisão de documentos oficiais da escola, como o projeto político pedagógico (PPP). Entenda aqui como fazer a revisão do PPP à luz da Base.


Para refletir

29. Por que ainda há resistência à BNCC
Neste texto, o diretor Willmann Costa aborda um tema que é realidade em muitas escolas: a resistência com a chegada de novas diretrizes e políticas públicas. Aqui, ele faz uma reflexão sobre esse processo.

30. BNCC do Ensino Médio: o que especialistas pensam sobre o texto aprovado
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ações Comunitárias (Cenpec), e César Callegari, especialista em Gestão de Políticas Públicas e ex-membro do Conselho Nacional de Educação, comentam sobre o documento para o Ensino Médio.