3 milhões de brasileiros não têm registro civil de nascimento

Publicado em 23/11/2021 - 09:07 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A invisibilidade e registro civil, tema da redação do Enem 2021, levantou o debate social sobre a importância da emissão da certidão de nascimento, com a qual o cidadão passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos básicos garantidos, como à saúde e à educação.

Segundo o IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros não possuem registro civil de nascimento. Desde 2015, o instituto acompanha a estimativa de crianças que não receberam certidão de nascimento no primeiro ano de vida. As diferenças regionais são evidentes: no Sul, 0,28% da população não tem registro civil; no Sudeste, 1,1%; Centro-Oeste, 1,23%; Nordeste, 2,5% e no Norte, 7,5%. Os dados são de 2019.

O presidente da Arpen, Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, Gustavo Fiscarelli, explica que o registro civil de nascimento precisa ser realizado pelos pais ou responsável legal no prazo de 15 dias a contar do nascimento da criança. A DNV, Declaração de Nascido Vivo, expedida pelo hospital, é o documento que os pais devem levar ao cartório competente junto com os documentos pessoais de identificação. 

Gustavo Fiscarelli explica que o pedido de registro tardio de nascimento pode ser realizado pelos responsáveis, pela criança ou pelo próprio registrando, se ele for maior de idade. Em alguns casos, como para registrando incapaz e sem representantes legais, a solicitação pode precisar ser levada à esfera judicial. O advogado Mauro Pereira conta que o registro tardio de Maria Vaneide, de 57 anos, moradora de Cristalina, Goiás, foi resolvido em 90 dias. 

Sobre o índice ainda alto de brasileiros sem certidão de nascimento, Gustavo Fiscarelli, da Arpen, destaca algumas causas levantadas por pesquisa recente coordenada pelo CNJ, Conselho Nacional de Justiça, junto aos registradores civis. 

Fatores como desinformação, alto índice de analfabetismo e comunidades isoladas também aparecem no levantamento do CNJ. O presidente da Arpen lembra que o fato de não haver um pai registral não é motivo de recusa ao registro de nascimento. Nesses casos, o registro é lavrado com a  indicação da mãe e ela pode indicar o suposto pai, que será intimado para procedimentos legais. Gustavo Fiscarelli lembra que o reconhecimento de paternidade pode ser feito em qualquer tempo, diretamente no cartório, e de forma gratuita. 

 

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo