Por SP1


Dificuldades para assistir aulas on-line

Dificuldades para assistir aulas on-line

Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado mostrou que 3 em cada 10 alunos da rede estadual de São Paulo não acessaram as aulas on-line em março de 2021.

Em fevereiro, quando as aulas começaram, o acesso foi ainda menor. Pouco mais de 2,2 milhões de alunos da rede estadual assistiram as aulas nos sistemas da secretaria da educação, o que representa 64% dos mais de 3,3 milhões de estudantes.

Em março, com a suspensão das aulas presenciais por causa da fase emergencial, o número subiu pra 2, 4 milhões de alunos - 71% do total. Mas mesmo sem aulas presenciais, mais de 980 mil estudantes não entraram nas plataformas on-line, o que representa 29% dos estudantes paulistas.

As aulas presenciais na rede estadual voltaram no dia 14 de abril, mas as escolas só podem receber no máximo 35% dos alunos. Com isso, entre 500 e 700 mil estudantes em todo o estado precisam de acesso à internet ou mesmo uma televisão pra assistir as aulas.

Para o professor de políticas educacionais da Universidade Federal do ABC, Fernando Cássio, não basta discutir a retomada ou não do ensino presencial, já que a pandemia continua. Para ele, o importante é saber exatamente a dificuldade dos alunos que não puderam voltar e ter mais investimento em tecnologias digitais.

"A única forma de definir os investimentos é fazer uma investigação mais a fundo. Não basta diagnosticar que tem 29%. É preciso saber quem são 29%. O que a gente pode dizer é que dentro de uma rede de 3 milhões e meio, são cerca de 1 milhão que estão abandonados da política pública", disse o professor.

A Secretaria Estadual da Educação disse que está investindo no parque tecnológico das escolas, com a implantação de salas digitais com TVs conectadas, câmeras e microfones. Além disso, disse que distribuiu mais de 500 mil chips de celular para os alunos e 200 mil para professores e funcionários da educação.

Mesmo sem aulas presenciais, mais de 980 mil estudantes não entraram nas plataformas on-line, o que representa 29% dos estudantes paulistas. — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!