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2º dia do Enem tem questões sobre vacina da Covid, TPM e inseticida agrícola

Candidatos realizam, neste domingo, 90 questões das provas de ciências da natureza e matemática

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São Paulo e Brasília

As questões do segundo dia de provas do Enem 2023 abordaram o funcionamento da vacina da Covid, a influência dos hormônios no período de TPM (tensão pré-menstrual) e matemática financeira, entre outros temas. Neste domingo (12), os candidatos fizeram 90 questões de ciências da natureza e matemática.

Uma das questões da prova também tratou do uso de um inseticida agrícola, que seria responsável pela contaminação do meio ambiente e da população local. No primeiro dia de provas, houve acusação de o Enem favorecer uma visão de esquerda, com questões críticas ao agronegócio.

Professores de cursinho ouvidos pela reportagem, no entanto, avaliam que a questão deste domingo não tem cunho ideológico nem favorece uma visão contra o agronegócio. Para eles, a questão era essencialmente conteudista, já que pedia para o candidato identificar em qual tipo de amostra seria mais provável encontrar uma contaminação nos indivíduos.

Participantes do Enem 2023 entram no UniCeub, em Brasília, para o segundo dia de provas
Participantes do Enem 2023 entram no UniCeub, em Brasília, para o segundo dia de provas - Paulo Saldaña/Folhapress

"É uma questão que avalia se o aluno entende a função orgânica daquela substância. A questão trata de uma das competências exigidas pela BNCC [Base Nacional Comum Curricular], que fala sobre a habilidade do aluno conseguir fazer associações sobre intervenções que resultam em degradação ambiental", explica Lucas Vairolette, professor do cursinho da Poli.

"Não é uma crítica ao agronegócio, ela apenas pede que o aluno avalie qual é o destino daquele poluente. Tratar sobre os efeitos do homem nos sistemas, sejam eles naturais ou até mesmo sociais, é uma habilidade exigida na área de ciências da natureza", conclui o professor.


Os professores também consideraram que a prova deste domingo cobrou maior domínio de conceitos curriculares e estava menos interpretativa do que a do primeiro dia, quando os candidatos fizeram a prova de ciências da linguagem.

As questões de matemática tiveram bastante ênfase em conceitos de matemática financeira, abordando juros e investimentos. Também havia uma pergunta que envolvia o uso de aplicativos de transporte e de entrega de comida.

"A prova de matemática abordou temas bastante contemporâneos, como criptomoedas, o funcionamento dos juros e investimentos. Também trouxe uma questão bastante interessante que tratava sobre o mercado de trabalho sob a perspectiva dos aplicativos de transporte e entrega de comida", disse Caê Lavor, diretor do SAS Educação.

Para Eduardo Camolese, professor de matemática do curso e colégio Oficina do Estudante, a prova de matemática chamou a atenção por alguns exercícios que exigiram uma resolução mais trabalhosa.

"A diferença foi em alguns exercícios com cálculos um pouco mais trabalhosos e enunciados mais longos, que exigiam um cuidado maior para obter os dados, as informações necessárias para a resolução desses exercícios. O candidato que não se organizou bem com essas interpretações poderia ser induzido ao erro pela grande quantidade de informações, dados e etapas necessárias para a resolução de alguns exercícios", disse.

Questão do Enem tratou sobre contaminação por inseticida agrícola
Questão do Enem tratou sobre contaminação por inseticida agrícola - Reprodução/Enem 2023

Em biologia, as questões abordaram o princípio da elaboração da vacina da Covid-19, como se dá a transmissão de leishmaniose, a síndrome de Down e como os hormônios atuam no corpo provocando o período conhecido como TPM.

"A prova estava dentro do esperado, não houve nenhuma grande polêmica de conteúdo. No geral, os conteúdos foram bem objetivos, bem marcados, nenhuma grande dúvida em relação ao gabarito", disse Hilton Ramalho, professor de biologia do colégio e curso AZ.

Em física, uma das questões trouxe uma tirinha da Turma da Mônica para abordar conceitos de ondulatória.

"Foi uma prova tranquila, com textos curtos e questões muito diretas. O que significa que ela buscava mais conceitos e menos interpretação. Assim, ela exigiu que o candidato estivesse mais preparado e com o domínio de conceitos, especialmente em física, química e biologia", disse Giba Alvarez, diretor do Cursinho da Poli.

Para a professora Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Objetivo, a prova abordou os conteúdos que já apareciam em anos anteriores e que fazem parte do currículo do ensino médio. "A prova trouxe todos os assuntos e conteúdos importantes de forma muito bem distribuída. Ela exigiu o conteúdo ensino médio, nada que avançasse desse ponto ou que levantasse alguma polêmica."

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