15 cursos online para apoiar o planejamento pedagógico em 2022 - PORVIR
Crédito: katemangostar/Freepik

Inovações em Educação

15 cursos online para apoiar o planejamento pedagógico em 2022

Da educação midiática à cidadania digital, confira opções voltadas a educadores e à comunidade escolar

por Redação ilustração relógio 4 de janeiro de 2022

Em um ano que será marcado por mudanças significativas na educação brasileira, com a implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), professores terão de manter o foco na atualização do currículo e nas novas abordagens.

Para apoiar educadores e a comunidade escolar neste começo de ano, o Porvir fez uma seleção de 15 cursos online, em diferentes áreas do conhecimento. Confira:

O jornal na sala de aula
Voltado aos professores do ensino fundamental, o curso, idealizado pela Editora Magia de Ler (Jornal Joca), tem por objetivo instrumentalizar os educadores para que possam usar o jornal de maneira integrada às diversas disciplinas da etapa educacional.

Hora do Código
O curso da Khan Academy reúne uma série de materiais voltados à programação nos três módulos oferecidos: Hora de criar páginas web, Hora de desenhar com código e Hora de criar bancos de dados.

Mentalidades Matemáticas na sala de aula
Neste curso, são oferecidos os princípios da abordagem Mentalidades Matemáticas de maneira prática e criativa. A proposta é refletir sobre a disciplina e suas atribuições.

Recursos Educacionais Digitais (REDs)
O que são REDs e como eles podem apoiar os educadores no dia a dia da escola? O curso, em cinco módulos, apresenta o conceito geral e algumas ferramentas, como Padlet, Flippity e ainda detalha a gamificação na educação.

Resolução de problemas na educação infantil
Os registros de soluções pelas crianças pequenas e a importância do brincar estão entre os módulos deste curso autoinstrucional, de 40 horas.

Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva
As possibilidades para um planejamento colaborativo e inclusivo são o foco deste curso de seis horas, que pretende apoiar a mudança nas unidades escolares.

Ensino híbrido: planejamento das aulas
Com a chegada do novo modelo híbrido de ensino, como o docente poderá repensar seu planejamento de aulas? Este é o eixo central do curso, que aborda as potencialidades dos modelos remoto e presencial.

Uma proposta de tratamento e escolarização de crianças autistas
O curso realizado pelo Lugar de Vida apresenta o fundamento teórico-clínico da educação terapêutica, conjunto de práticas destinado a crianças com transtornos de desenvolvimento, de aprendizagem e do quadro denominado TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Tecnologias para a educação
Como utilizar as ferramentas digitais para aproximar e engajar estudantes? O curso busca trazer essas respostas, além de oferecer caminhos de adaptação para que educadores possam lidar com as novas tecnologias.

Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação
Quem cuida do professor? O curso propõe a atualização sobre bem-estar docente e métodos dialógicos, destacando a importância da prática do autocuidado.

Formação em ciências da natureza e suas tecnologias
Voltado a professores da área de ciências, o curso está dividido em dois módulos teóricos e aborda competências e habilidades previstas pela BNCC.

Educação física inclusiva
Refletir sobre educação a partir da perspectiva inclusiva, que ressignifique as práticas de educação física, é a proposta do curso, que conta com sete módulos.

BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender
Recursos para apoiar a autoria e a interação dos alunos por meio da escrita, sistemas e aplicativos para criar quadrinhos, vídeos e peças gráficas são o destaque do curso, baseado nas habilidades da BNCC.

Curso de imersão na Escola Democrática da Floresta
A Escola Democrática da Floresta é um dos projetos da Associação Janusz Korczak Brasil. Este percurso formativo acontece no mês de janeiro, em Ubatuba (SP), dura 7 dias e é focado na prática pedagógica democrática e ecológica.

Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet
A proposta do curso é trabalhar o uso seguro, responsável e consciente da internet. Além da comunidade escolar, as aulas permitem a aproximação do tema por estudantes e suas famílias.


TAGS

cursos, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, formação de professores

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x