Por G1 Sul do Rio e Costa Verde


Após a abordagem sobre o desafio para a educação de surdos na redação do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, o G1 buscou nas cidades mais populosas do Sul do Rio as escolas públicas que têm especialização em deficientes auditivos.

Em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Volta Redonda e Três Rios, um total de 148 escolas atendem e incluem os deficientes auditivos. Confira em detalhes:

  • Em Angra dos Reis, uma instituição atende 54 alunos.
  • O município de Barra do Piraí não tem um espaço específico para a inclusão, e dilui os atendimentos entre as escolas regulares. Ao todo, sete escolas, sendo seis municipais e uma estadual, atendem 10 alunos com deficiência auditiva.
  • Em Barra Mansa, uma instituição recebe 25 alunos.
  • Em Resende, uma instituição atende 21 pessoas surdas.
  • Em Volta Redonda são 33 escolas regulares que trabalham com a inclusão, totalizando 50 alunos.
  • Três Rios atende 13 alunos com deficnência auditiva, em oito escolas municipais.

Escola bilíngue em Resende

Escola especializada na educação de surdos aprova tema de redação do Enem

Escola especializada na educação de surdos aprova tema de redação do Enem

Na escola municipal bilingue de Resende, RJ, “Rompendo o Silêncio” o trabalho é realizado há 27 anos. Atualmente, ela atende 37 alunos, entre surdos e os ouvintes. A grade curricular é a mesma de uma escola regular, com o acréscimo da aula de libras, a linguagem brasileira de sinais. Além das aulas, o espaço também funciona como um centro de atendimento aos surdos.

O Rodrigo tem 10 anos e nasceu com a audição comprometida. Ele só começou a escutar depois de uma cirurgia. A Ana Cecília, mãe dele, teve dificuldades para matricular o filho em uma escola regular por causa da dificuldade de adaptação. “Ele ainda não estava falando, não estava escrevendo. Eu descobri que aqui a escola era bilíngue. Então, o Rodrigo teria tanto o incentivo oral, que ele precisava, como teria também a libras”, contou.

A diretora da escola, Maria do Carmo Rezende Alves, acredita na importância da abordagem do tema no exame para a conscientização da população sobre o assunto. “A gente fica muito feliz porque a dimensão do enem é nacional. (…) Deficiente é quem não sabe falar com o surdo, quem não tem a língua de sinais", afirmou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1