Enem 2018

Por Rafael Ihara, G1


5 dicas de ouro para você se dar bem no ENEM

5 dicas de ouro para você se dar bem no ENEM

Faltam só 100 dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Passou rápido, né? A maioria dos candidatos começou a estudar lá no começo do ano. Mas, como sempre, tem também a turma que vai começar a preparação só agora. Ainda dá tempo de se dedicar e garantir uma boa pontuação -- especialmente para quem quer um curso menos concorrido.

Pensando em ajudar quem deixou tudo para a última hora, o G1 conversou com professores e coordenadores de três cursinhos para saber: já que não vai dar tempo de estudar tudo o que pode cair, o que deve ser priorizado? E, já que falta pouquíssimo tempo, o que deve ser feito para que o estudo renda bastante até 4 de novembro, dia da primeira avaliação?

Uma das dicas fundamentais citadas por todos os entrevistados é treinar fazendo exercícios das provas dos anos anteriores. Desta forma, o candidato vai dominar o estilo da avaliação, a forma como as perguntas são feitas e como são escritas as opções de respostas.

"Nas alternativas, na maior parte das vezes não há informações erradas. Aí, a questão deve ser respondida de acordo com o texto motivador e com o enunciado", orienta Célio Tasinafo, professor do Colégio e Curso Oficina do Estudante.

Também é muito importante que o candidato saiba a que curso vai concorrer porque o peso das questões muda de acordo com a área escolhida. "Se um estudante quer prestar Jornalismo ou Letras, por exemplo, provavelmente as suas notas em Linguagens e Redação vão valer mais na hora do cálculo da média", orienta Ana Paula Dibbern, coordenadora do Cursinho Maximize.

No Enem, o total de acertos no gabarito é diferente da nota final. A Teoria da Resposta ao Item (TRI), usada na correção, não beneficia quem acerta somente as questões mais difíceis. Por isso, é recomendado que o candidato vá 'pulando' os exercícios considerados mais espinhosos e se dedique aos que ele percebe que são mais tranquilos.

"Desta forma, você ganha agilidade para ler a prova inteira e, se tiver que chutar, chuta tendo lido a prova inteira", explica Vinícius de Carvalho Haidar, coordenador do Curso Poliedro. Ele apontou que o planejamento semanal que vai determinar o que você vai fazer em cada dia também é muito importante.

"Quando o aluno tem dificuldade com uma semana, pode fazer um planejamento diário. O que eu vou fazer hoje? Quantos exercícios vou resolver? São pequenas metas que vão sendo alcançadas", orienta Vinícius.

Veja, abaixo, três listas com o que mais foi cobrado no Enem nos últimos anos.

  • A primeira foi elaborada pelo Curso Poliedro e contém o percentual que representa o quanto aquele conteúdo caiu nas últimas 5 edições do Enem;
  • A segunda lista foi elaborada pelos professores da Oficina do Estudante, e contém também dicas de estudo;
  • A terceira lista é do Cursinho Maximize, e traz um resumo do que mais foi cobrado no Enem nos últimos anos.

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS - ENEM - ÚLTIMOS 5 ANOS

Fonte: Curso Poliedro

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História

2º reinado - 13%; Era Vargas - 11%; República Velha - 10%; Baixa Idade Média - 8%; Regime Militar - 7%; 2ª Guerra Mundial e suas consequências - 6%; Grécia e Roma - 6%; Reformas e revoluções - 6%; Sistema e economia colonial - 6%; A Grande Depressão e a ascensão do totalitarismo de direita - 4%; Crise do sistema colonial - 4%; Governos pós-regime militar - 4%; Revolução Industrial e Iluminismo - 4%; A república populista - 3%; 1º Reinado - 1%; 2ª Revolução Industrial e 1ª Guerra - 1%; Administração colonial - 1%; Baixa Idade Média e Grandes Navegações - 1%; Ideais políticas e sociais do século XIX - 1%; O processo de independência - 1%.

Geografia

Do meio natural ao meio técnico - 18%; Urbanização - 14%; Clima - 9%; Meio ambiente - 9%; Agricultura e pecuária - 6%; Geopolítica - 6%; Relevo e solo - 6%; Vegetação - 5%; África - 4%; Crescimento populacional do Brasil - 4%; Fontes de energia: a eletricidade e matrizes energéticas - 4%; Oriente Médio - 4%; Cartografia - 2%; Dinâmica da crosta terrestre - 2%; Fontes de energia: combustíveis fósseis e naturais - 2%; Regionalização do Brasil - 2%; Blocos supranacionais - 1%; Estados Unidos e Canadá - 1%; Globalização - 1%; Hidrografia - 1%; Rússia e China - 1%.

Filosofia

Filosofia Clássica - 37%; Filosofia Moderna - 20%; Filosofia Contemporânea - 13%; Escola de Frankfurt - 7%; Immanuel Kant - 7%; Nietzsche - 7%; Renascimento - 7%; Sartre - 3%.

Sociologia

Cultura e Educação - 32%; Sociologia contemporânea - 18%; Cidadania - 16%; Indústria Cultural - 13%; Max Weber - 8%; Capitalismo - 3%; Comte, Darwin e Durkheim - 3%; Movimentos sociais - 3%; Política, poder e estado - 3%; Sociologia geral - 3%.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Física

Resistores - 13%; Acústica - 8%; Ondulatória - 8%; Calorimetria - 7%; Energia, trabalho e potência - 7%; Análise gráfica de espaço, velocidade e aceleração - 6%; Atrito e movimento circular - 4%; Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional - 4%; Interferência - 4%; Ondas periódicas - 4%; Forças magnéticas, indução e fluxo - 3%; Gases - 3%; Geradores, receptores, capacitadores e leis de Kirchhof - 3%; Hidrostática - 3%; Introdução à óptica geométrica - 3%; Magnetismo e suas interações - 3%; MHS - 3%; Movimento circular - 3%; Propagação de calor - 3%; Cinemática vetorial - 1%; Dinâmica - 1%; Equilíbrio - 1%; Instrumentos ópticos e óptica da visão - 1%; Introdução à eletrodinâmica - 1%; Refração e lentes - 1%.

Química

Estados físicos, sistemas e misturas - 11%; Forças intermoleculares - 11%; Eletroquímica - 9%; Leis ponderais e estequiometria - 9%; Polímeros - 6%; Radioatividade - 6%; Recursos orgânicos - 6%; Funções inorgânicas (sais e óxidos) - 5%; Isomeria - 5%; Soluções - 5%; Equilíbrio químico - 4%; Termouqímica - 4%; Cinética química - 3%; Compostos orgânicos - 3%; Introdução à química orgânica - 3%; Oxirredução - 3%; Reações inorgânicas - 3%; Equilíbrios, hidrólise e solubilidade - 1%; Funções inorgânicas (ácidos e bases) - 1%; Modelos atômicos e distribuição eletrônica - 1%; Propriedades periódicas dos elementos - 1%; Teoria atômico-colecular - 1%.

Biologia

Crescimento populacional - 12%; Genoma humano - 8%; Organização celular - 8%; Ecossistema - 7%; Relações ecológicas - 7%; Bioenergética - 5%; Mutações gênicas e cromossômicas - 5%; Sistema digestório e vitaminas - 5%; Sistema imunitário - 5%; Hematologia - 4%; Bioma - 3%; DNA e RNA - 3%; Fundamentos da ecologia - 3%; Reino Vírus - 3%; Biogênese e abiogênese - 1%; Classificação dos seres vivos - 1%; Evolução - 1%; Excreções - 1%; Filo Chordata - 1%; Genética - 1%; Genética de populações - 1%; Nutrição e secreção vegetal - 1%; Reino Monera - 1%; Sistema circulatório - 1%; Sistema endócrino - 1%; Sistema reprodutor - 1%; Sistema respiratório - 1%; Tecidos epiteliais e conjuntivos - 1%; Transporte e sustentação em plantas - 1%; Verminoses - 1%.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Português

Modernismo no Brasil: 2ª geração - 14%; Modernismo no Brasil: 3ª geração - 14%; Origens do Realismo e Realismo machadiano - 11%; Orações coordenadas - 9%; Parnasianismo e Simbolismo - 9%; Quinhentismo, Barroco e Arcadismo - 9%; Verbo - 9%; Pontuação - 6%; Preceitos básicos dos estudos literários - 6%; Classe de palavras - 3%; Modernismo no Brasil: 1ª geração - 3%; Orações subordinadas - 3%; Pré-modernismo - 3%; Trovadorismo, Humanismo e Classicismo - 3%.

Interpretação de texto

Ambiguidade e semântica - 25%; Funções da linguagem - 16%; Variação linguística - 14%; Tipos de texto - 13%; Aspectos do texto - 12%; Intertextualidade - 9%; Coesão - 4%; Expressão - 4%; Categorias de mundo - 1%; Figuras de linguagem ligadas ao aspecto semântico - 1%; Narratividade - 1%.

Matemática e suas Tecnologias

Porcentagem e Matemática Financeira - 11%; Grandezas proporcionais e médias algébricas - 10%; Problemas de 1º e 2º graus - 8%; Prismas - 7%; Noções básicas de Estatística - 6%; Análise combinatória - 5%; Funções - 5%; Área das figuras planas e polígonos - 5%; Potenciação e conjuntos numéricos - 5%; Probabilidade - 5%; Aritmética - 4%; Cilindro e cone - 4%; Conceitos básicos de geometria analítica - 3%; Cônicas - 3%; Diedros e triedros - 2%; Funções trigonométricas (seno e cosseno) - 2%; Logaritmos - 2%; Quadriláteros notáveis - 2%; Tales e semelhança de triângulos - 2%; Função do 2º Grau e inequações - 1%; Tangência e potência de ponto - 1%; Função e equações exponenciais - 1%; Teoria dos conjuntos - 1%; Conceitos básicos de geometria plana - 1%; Sequências numéricas - 1%; Triângulos - 1%.

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS - ENEM

Fonte: Oficina do Estudante

Matemática

Prof. Henrique Villares

  1. Porcentagem e grandezas proporcionais - Aplicações do tópico em situações do dia a dia, principalmente no bom entendimento de parcelamento de compras e pagamentos de contas. Normalmente resolvidas com uma simples regra de três e a proporcionalidade entre grandezas no uso diário.
  2. Estatística - Saber com tranquilidade os nomes Média Aritmética, Média ponderada, Mediana e Moda, além da interpretação e extração de dados de tabelas, gráficos e diagramas.
  3. Áreas de figuras planas - Aplicações em situações reais de cálculo de áreas de terrenos e ambientes edificados.
  4. Equações e funções - Principalmente resolução de equações do Primeiro Grau nos problemas do cotidiano. Quanto à funções, interpretação de gráficos e aplicação das funções do primeiro grau e segundo grau.
  5. Volume de sólido na Geometria Espacial - Lembrar que volume de sólidos é base x altura, mas se tiver "bico" , dividir por 3.

Português

Prof. Edson Silva

  1. Cuidado com a gramática - Embora muito raramente apareçam questões de gramática no corpo da prova, ou seja, nas 45 questões de linguagens e códigos, ela é cobrada com rigor no que diz respeito à redação, mais especificamente na competência 1. Assim, fique atento às regras de concordância verbal e nominal, acentuação e regência, afinal, esses conteúdos impactam diretamente na construção de um bom texto e são observados de forma implacável pelos corretores do ENEM.
  2. Funções da linguagem - O ENEM tem dado cada vez mais atenção a questões que envolvem as funções da linguagem (apelativa, poética, emotiva, referencial, metalinguística e fática). Cada uma delas tem um objetivo diferente na interlocução e se estruturam, obviamente, de formas diferentes. Reconhecer, pois, a diferença entre elas, bem como as marcas textuais características de cada uma é extremamente saudável para o candidato que quer mandar bem na prova.
  3. Tipos de registro e ou variações linguísticas - Todo texto possui níveis diferentes de formalidade. Assim, reconhecer as marcas textuais que diferenciam um texto informal, próximo da oralidade, de outro, formal, é uma das habilidades necessárias ao candidato que prestará o ENEM, uma vez que a prova sempre traz, pelo menos, uma ou duas questões que envolvem o registro da língua. Vale lembrar que não somente gírias e contrações constituem um texto informal e é aí que mora, na maioria dos casos, as famosas pegadinhas. Muitas vezes, o texto informal está correto no que se refere à norma culta da língua, o que o difere do outro, formal, é a escolha das palavras. Fique atento!
  4. Coesão textual e utilização correta dos elementos de coesão - Aqui está um elemento fundamental para quem quer mandar bem no ENEM, uma vez que aparece não só no corpo da prova, mas também é cobrado na redação, mais especificamente na competência 4. Por isso, reconhecer as relações que as conjunções estabelecem entre os períodos, articulando-os para criar os mais variados efeitos de sentido, é importante para uma boa prova.
  5. Leia primeiro o enunciado, depois o texto - É muito comum que um mesmo texto sirva de base para mais de uma questão. Por isso, ler primeiro o enunciado das questões às quais o texto se refere, e depois o texto em si, ajuda a poupar tempo, fazendo com que reconheçamos com mais facilidade a resposta de várias questões ao mesmo tempo. Isso fará com que você leia o texto apenas uma vez? Provavelmente não, mas reduzirá o número de releituras, com certeza.
  6. Pensar a redação - A redação ENEM é diversa das demais em vários pontos, sendo o principal deles aquele que pede proposta de intervenção. Assim, uma boa dica para se criar o “esqueleto” do seu texto, ou seja, o esquema que antecede o rascunho, é, em primeiro lugar, definir a sua tese, que nada mais é do que o “problema” que você encontrou no texto e que deverá ser defendido. Em seguida, ao contrário do que normalmente se faz, deve-se pensar na proposta de intervenção, a solução do problema encontrado na tese para, por último, pensar em argumentos que sejam capazes de convencer o leitor de que sua proposta de intervenção é válida, ou seja, seus argumentos não são escolhidos para provar a tese, mas para “vender” a proposta de intervenção como pertinente.

Espanhol

Professores Henrique Villares, Antunes Rafael e Anderson Rodriguês (Bill)

  1. Atualidades - Ler bastante sites e blogs sobre os acontecimentos globais, pois a prova é muito mais interpretativa do que de gramática. Aliás, essa é uma dica que vale para todas as questões.
  2. Diferença entre El e Lo - As associações com o Português é natural, então ficamos tentados a traduzir lo, la, los e las por o, a, os e as. Mas eles são artigos neutros inexistentes no Português e que tem a função de substantivar adjetivos ou advérbios. O correto na tradução para o artigo masculino o, em português, seria el.
  3. Heterosemânticos - Palavras que se escevem de maneira muito parecida com o Português mas tem significados totalmente distintos, como por exemplo, Pastel no Português significa bolo, borrar significa apagar e oficina é escritório.
  4. Livros e Filmes em Espanhol - Sempre é bom ampliar os horizontes da Lìngua vendo filmes nativos, revistas e manifestaçoes artísticas como música.
  5. Verbos - Apesar de Português e Espanhol serem línguas , isso não significa idênticas, e a conjugação de verbos acaba sendo muito importante para uma boa execução e compreensão da prova. Daí o aluno não escapa de ter as conjugações verbais em dia.

Inglês

Professores Henrique Villares, Antunes Rafael, e Anderson Rodriguês (Bill)

  1. Atualidades - Dica exatamente igual ao caso do Espanhol, ler bastante sites e blogs sobre os acontecimentos globais, pois a prova é muito mais interpretativa do que de gramática.
  2. Atenção no Enunciado - Muitas vezes, ao depararmos com o estilo do texto, uma leitura apurada trará a tona o tema central do mesmo, ainda que algumas palavras lhe escapem do conhecimento de vocabulário
  3. "Brinque" com o inglês - Conversar entre amigos em inglês, mandar mensagens nessa língua, ter diálogos com o mundo na língua inglesa podem ajudar e muito no dia a dia do candidato para a fixação dos conteúdos. A prova do ENEM requer, como sempre, muito mais interpretação de situações cotidianas que regras específicas
  4. Livros e Filmes em Inglês - Sempre é bom ampliar os horizontes da Lìngua vendo filmes nativos, revistas e manifestaçoes artísticas como música.
  5. Verbo - A atenção aos tempos verbais pode facilitar muito a compreensão dos textos e a ideia que provavelmente serão cobradas nas opções da questão. Ter a sequência temporal bem clara de como se desenrolaram os acontecimentos do texto podem desenhar um panorama muito mais claro.

Filosofia e Sociologia

Prof. Célio Tasinafo

Em que pese as diferenças metodológicas e conceitos específicos de cada uma das disciplinas, as questões de Filosofia e Sociologia no ENEM privilegiam essencialmente temas relacionados à cidadania, direitos civis e sociais e participação política.

Não houve, ao menos considerando os últimos 3 anos, a presença de perguntas muito específicas sobre conceitos e métodos de filósofos e cientistas sociais específicos.

O mais importante é que os estudantes dominem o vocabulário das ciências humanas e tenham grande habilidade leitora – as alternativas erradas apresentadas NUNCA são absurdas. A alternativa certa, por sua vez, é a única que traz as informações adequadas tendo em vista texto e enunciado da questão

Leituras apressadas/superficiais dos textos e das perguntas são fatais para o desempenho do estudante.

Em linhas gerais, minhas sugestões para esses poucos meses que restam até as provas do ENEM são:

  1. Refazer as questões dos últimos cinco anos com calma, estudando a estrutura de cada uma delas e dedicando a maior atenção ao vocabulário empregado;
  2. NÃO basta localizar a alternativa correta de cada questão! É preciso conseguir explicar o que tornou as outras alternativas erradas considerando textos/enunciados;
  3. O estudo deve privilegiar os aspectos formais e temáticos das questões muito mais que autores específicos;
  4. Considerar os limites de tempo para cada questão também é essencial. Além de dominar a estrutura das questões, o vestibulando deve sempre se lembrar de que não terá todo o tempo que gostaria para fazer a prova.

Temas mais importantes:

  • Direitos civis, sociais e políticos
  • Cidadania e Participação Política
  • Regimes políticos (totalitarismo/ditadura e democracia)
  • Diversidade cultural
  • Questões étnicas e raciais

História

Prof. Marcelo Adolfi

No campo das Humanidades, a prova do Enem se caracteriza por desconstruir as fronteiras tradicionais das disciplinas escolares; portanto, podemos esperar uma prova de natureza interdisciplinar, na qual os conceitos de História, Geografia, Sociologia e Filosofia se interpenetram. Porém, naquelas questões claramente identificáveis como sendo de História, a prova do Enem tende a abordar grandes temas transversais, tais como:

  • Sistemas Políticos
  • Movimentos Socias
  • Mundo do trabalho, além de alguns objetos caros à tendência historiográfica chamada de “Nova História”
  • O Cotidiano e a Vida Privada
  • Linguagens

Por último, é uma prova que cobra do candidato a capacidade de interpretaçãodos mais variados subsídios presentes nos enunciados: texto, imagem, gráfico e tabela.

Biologia

Prof. Davi Pereira

Ecologia

Relacionar ciclo da matéria aos ciclos biogeoquímicos, identificando as formas orgânicas e inorgânicas, principalmente dos elementos carbono e nitrogênio. Muita atenção aos textos sobre relações ecológicas e cadeia alimentar, impactos ambientais e desenvolvimento sustentável.

Citologia

Saber as principais diferenças entre células eucariontes animais, vegetais e células procariontes, identificar as organelas e suas principais funções. Em relação a membrana plasmática, compreender seu aspecto de bicamada e como ocorrem as passagens de água e soluto através da membrana (transportes passivo e ativo).

Biologia molecular e bioquímica

Entender as funções e como são formadas as principais moléculas orgânicas (carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos). Relacionar os ácidos nucleicos com o processo de formação de proteínas (transcrição e tradução) e relacioná-los a expressão gênica.

Compreender os processos de obtenção de energia: Respiração celular aeróbica e fermentação, assim como entender e relacionar a fixação de carbono com a fotossíntese.

Assuntos que abordam biotecnologia também são muito importantes, como organismos transgênicos, identificação por DNA, PCR (amplificação de DNA in vitro).

Fisiologia Humana

Saber o funcionamento básico dos principais sistemas: digestório, respiratório, circulatório, nervoso e, principalmente reprodutor e imunológico.

Evolução

Compreender as principais ideias evolutivas (Lamarck e Darwin) e como a biologia molecular está associada as ideias de Charles Darwin.

Relacionar as evidências do processo evolutivo ao parentesco entre as espécies.

Compreender o processo de especiação (formação de novas espécies) relacionando com o isolamento geográfico (especiação alopátrica).

Química

Prof. Jamal Osman

  • Estrutura da matéria: A partir da distribuição eletrônica dos elementos fazer a previsão do tipo de ligações entre os elementos (iônicas e covalentes). A partir da geometria das moléculas concluir sobre a polaridade das moléculas e sobre os tipos de ligações intermoleculares.
  • Termoquímica: Cálculo da variação de entalpia (∆H) de uma reação através da Lei de Hess, da entalpia de formação e da entalpia de ligação.
  • Cinética Química: Saber achar a velocidade média de uma reação bem como os fatores que alteram a velocidade de uma reação (temperatura, concentração dos reagentes, área de contato e catalisador). Aplicar a lei de ação das massas (Lei da velocidade) para reações elementares e não-elementares a partir de dados experimentais.
  • Equilíbrio Químico: Aplicação da expressão da constante de equilíbrio (Kc) para reações moleculares. Resolução de exercícios clássicos partindo das concentrações iniciais dos participantes da reação. A partir de soluções ácidas e/ou básicas, calcular o pH e pOH das soluções.
  • Química Orgânica: Saber reconhecer as principais funções orgânicas a partir dos grupos funcionais. Nomenclaturas de hidrocarbonetos de cadeias normais e ramificadas. Dominar o conceito de isomeria plana e geométrica.

Saber as principais reações orgânicas de substituição e adição.

Saber reação de esterificação e oxidação de alcenos.

Geografia

Prof. Axé Silva

  • Dinâmica da Natureza/Meio Ambiente
  • Déficit Habitacional
  • -Multilateralismo e Unilateralismo
  • Política Externa do Governo Trump
  • 4ª Revolução Industrial

Física

Prof. Anderson Rodriguês (Bill)

Física é uma das áreas cobradas na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (2º dia do ENEM) junto de química e biologia. O Número de questões de física costuma sofrer uma variação de ano em ano, sendo que foram 13 questões em 2017, 14 questões em 2016 e 15 questões em 2015. As áreas da física mais cobradas no ENEM são mecânica, eletricidade e ondulatória. Em 2017, eletricidade teve a maior incidência no exame. Já em 2016, mecânica teve maior incidência nas questões. Abaixo seguem análises feitas de assuntos mais cobrados em cada área da física nos últimos 3 anos do ENEM.

Mecânica

A maioria das questões é sobre trabalho e energia, com ênfase em potência mecânica. Outra parte da mecânica muito cobrada pelo ENEM é cinemática, prevalecendo o movimento uniformemente variado. Também podemos notar testes sobre dinâmica (força de atrito) e outros assuntos de menor incidência como hidrostática, gravitação, estática.

Termologia

Praticamente todas as questões desta área são sobre calorimetria (calor sensível, mudança de estado e transformação de calor). Termodinâmica e o estudo dos gases também tem aparecido nos últimos 3 anos do ENEM.

Óptica

Mesmo tendo poucas questões sobre este assunto no ENEM, vale destacar a incidência de questões sobre refração e a óptica da visão.

Eletricidade

Nos últimos 3 anos do ENEM, tivemos 27 questões sobre eletricidade, sendo 12 delas sobre eletrodinâmica, mais uma vez prevalecendo a incidência de questões sobre potência elétrica. A eletricidade também está presente em questões sobre Leis de Ohm, análise de circuitos elétricos, associação de resistores e energia elétrica.

Ondulatória

Terceiro assunto mais cobrado nos últimos 3 anos do ENEM, a ondulatória está presente em questões teóricas sobre fenômenos ondulatórios. As questões que apresentam cálculo, normalmente são sobre a equação fundamental da ondulatória (v = λf).

Magnetismo

Com pouca incidência no ENEM, as questões sobre magnetismo dos últimos 3 anos abordavam fontes de campo magnético (espiras e solenódes) e imãs. Apesar de ter poucas questões sobre magnetismo no ENEM, a tendência deste assunto ser cobrado em outros exames do ENEM é alta, visto que o magnetismo sempre é notado nos principais exames de vestibular do país.

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS - ENEM

Fonte: Cursinho Maximize

Ciências Humanas

  • Era Vargas
  • Regime Militar
  • Movimentos sociais
  • Poderes e democracia
  • Identidade nacional

Ciências da Natureza

  • Ecologia e problemas ambientais
  • Genética e evolução
  • Química orgânica
  • Em Física, ondulatória e elétrica

Matemática

  • Razão
  • Proporção
  • Regra de três
  • Geometria
  • Estatística
  • Probabilidade
  • Aritmética básica
  • Equações do primeiro grau

Linguagens

  • Modernismo
  • Romantismo
  • Realismo.
  • Tecnologias da informação e comunicação
  • Diversidade linguística
  • Interpretação de textos

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