Por Jéssica Alves, G1 AP — Macapá


Colégio Amapaense é uma das escolas de Macapá que terá ensino médio integral em 2017 — Foto: Jorge Abreu/G1

Iniciam nesta segunda-feira (3) as aulas nas 8 Escolas do Novo Saber (Tempo Integral) implantadas em Macapá e Santana, distantes 17 quilômetros. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), cerca de 1,3 mil alunos estão matriculados para o novo ensino que será ministrado por 141 profissionais.

As escolas selecionadas para ofertarem o Tempo Integral no Amapá são Tiradentes, José Firmo do Nascimento, Maria Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino, Colégio Amapaense, em Macapá, e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanços Steves, em Santana.

Modelo também foi implantando na Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

De acordo com a Seed, os prédios receberam reparos na rede elétrica, hidrossanitária, telhados, pintura, entre outros serviços. Entretanto, em algumas unidades houve atraso na entrega dos materiais e, por isso, os últimos reparos terão continuidade após o início das aulas. A reforma geral e ampliação predial estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2017, com o início das férias escolares, informou a secretaria.

A instituição garantiu que os serviços não vão comprometer o calendário escolar. O investimento foi calculado em aproximadamente R$ 9 milhões, segundo a pasta.

Na nova metodologia, as aulas serão de 7h30 às 17h, somente para os alunos da 1ª série do ensino médio. As aulas para as demais séries, de ensino regular, vão iniciar no dia 5 de abril. Na matriz curricular, além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Nesta segunda-feira, excepcionalmente, as aulas vão iniciar às 13h20, com apresentação da nova metodologia de ensino do Amapá.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes, que passam a atuar exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1