Encontro

7º Encontro do Fórum EJA da Região Metropolitana de Campinas: Com o Camarada Paulo Freire

21

Maio | 2021

Descrição do evento

Ver página do eventoAbre em uma nova guia

No Centenário do nascimento de Paulo Freire, resgatar a esperança do verbo esperançar, daqueles que acreditam na utopia como instrumentos revolucionários, daqueles que ousam sair dos seus gabinetes e escritórios para pisar no chão territorial, avançar para dentro das escolas e salas de aula, possibilitando o inédito viável com realidade sistemática de um projeto de Estado que consolide a felicidade social das comunidades que precisam dos serviços públicos, principalmente, a escola pública, para almejarem sair da sua invisibilidade histórica - social e pólitica. Mas para além do esperançar, trazer a saudade freiriana de um homem na sua essência, que ousou provocar os sistemas, mas que contemplou maravilhado, as pequenas coisas da vida. Foi ouvindo os pássaros e debaixo das arvores nordestinas e pisando o chão recifense, que Freire se constituiu um dos maiores teóricos mundiais da educação libertadora. Da sua essência, nasce o gosto pela política, pela pedagogia e pelo povo.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem ampliado suas experiências na Educação de Jovens e Adultos dentro dos seus territórios e municipalidades. São múltiplas as ações que estão sendo efetivadas por esses militantes e profissionais da educação, exemplo disso são as experiências outras de trabalho com a EJA, modificando seu formato de oferecimento e aproximando o Projeto Político Pedagógico ao novo perfil de estudante da EJA.
Nos encontros da EJA e nos Fóruns onde acontecem trocas e debates, essa multiplicidade de fazeres educacionais, vem mostrando a importância de continuarmos juntos nessa tarefa histórica de defesa da parcela da sociedade que, por muitos motivos, não puderam frequentar a escola anteriormente e que buscam a escolarização como forma de romper com os grilhões da ignorância e do analfabetismo. Pessoas que querem, no processo educativo, encontrar outras possibilidades para qualificarem suas vidas e suas histórias repletas de sentido sociológico.

7º Encontro do Fórum EJA da Região Metropolitana de Campinas: Com o Camarada Paulo Freire

Ver página do eventoAbre em uma nova guia

Horário: 8:30

Local: Youtube e Facebook do Fórum EJA RMC

Público alvo: Profissionais da Educação

Instituição(ões): Comissão de Fomento do FÓRUM EJA RMC

Organizador(es): Comissão de Fomento do FÓRUM EJA RMC

Fonte da informação: https://www.sympla.com.br/7-encontro-do-forum-eja-da-regiao-metropolitana-de-campinas-com-o-camarada-paulo-freire__1216478


Adicionar à agenda:

Google AgendaAbre em uma nova guia Calendário OutlookAbre em uma nova guia
Baixar arquivo para agenda