Taxa de abandono noturno na rede pública de Ensino Médio por sexo dos estudantes

Características pessoais como cor, sexo e idade não deveriam ter influência na decisão de o aluno desistir de estudar. Entretanto, sabe-se que essas características podem ser uma forma de refletir desigualdades e oportunidades diferenciadas para os jovens: brancos ou negros, mulheres ou homens, jovens na idade correta ou defasados podem vivenciar contextos que se relacionem mais ou menos com o abandono escolar. Analise a taxa de abandono do período noturno por sexo dos alunos e aponte elementos que podem estar relacionados a essa situação. As taxas de rendimento divulgadas nos sistemas do Educação em Números são estimativas calculadas através dos microdados de matrícula do Censo Escolar (situação final). Ao fazer o cálculo, optamos por trabalhar com o arredondamento das casas decimais, enquanto o INEP trabalha com o dado truncado. Desse modo, as nossas estimativas de taxa de rendimento podem ou não coincidir com as taxas divulgadas.

Dimensão: Eficiência e rendimento

Dado mais recente: 2020

Tema: Abandono escolar, Direito à educação, Relações de gênero, Desigualdade

Indicadores: Taxa de abandono