Os parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio e o trabalho: o ideário pedagógico e a realidade social
RESUMO
As reformas curriculares da década de 1990 trouxeram como proposta adequar a educação aos novos tempos de fins de século XX e início do XXI. Essa dissertação objetivou analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), divulgado em 1999. Antes dele, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 era o documento referenciado para se pensar o currículo. A autora objetiva analisar o sentido que o PCNEM emprega ao termo "trabalho" e averiguar se as propostas de adaptação do currículo se encarregavam de possibilitar acesso ao mercado de trabalho flexível. Nesse sentido, analisa também as competências e habilidades que o PCNEM destaca como prioritários para o mercado de trabalho. Conclui que, apesar de verídica a transformação do mercado de trabalho em fins do século XX, o PCNEM dificilmente superará as crises econômicas capitalistas.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2012
- Autor(es): Piovezan, Patricia Regina
- Local de publicação: Marília
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP - Marília (Editora)
- Fonte: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/96338/piovezan_pr_me_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 106 páginas
ATENÇÃO
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