Artigo

A formação dos jovens no contexto do Ensino Médio brasileiro: proposições do Programa Ensino Médio Inovador versus proposições do Projeto Jovem de Futuro

RESUMO

Analisam-se as concepções de formação humana no Programa Ensino Médio Inovador e no Projeto Jovem de Futuro. Em 2011, as duas proposições se uniram, mas com concepções distintas sobre formação. A pesquisa qualitativa concluiu que a concepção predominante no Programa se aproxima da perspectiva voltada à formação integral para todos. No Projeto, a ideologia da meritocracia direciona a concepção de formação humana e serve de estratégia para o empresariado intensificar sua hegemonia no contexto social.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.