Artigo

As Avaliações Externas e a escola: possibilidades e desafios para a sala de aula

RESUMO

Este artigo se refere a um estudo para a elaboração de uma dissertação num Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática. A pesquisa tem por objetivo verificar como as avaliações externas podem influenciar as práticas pedagógicas de professores de Matemática de uma escola da rede pública municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais. Outro objetivo é discutir estratégias de como os professores interpretam os resultados das avaliações para utilizá-los em sua prática na sala de aula de Matemática. Disso deverá resultar um Produto Educacional com apresentação de sugestões para o aperfeiçoamento de práticas e avaliação. O público alvo são professores das séries finais do Ensino Fundamental da escola. Analisou-se, em documentos oficiais, o desempenho desta escola nos últimos cinco anos detectando no eixo Espaço e Forma o de sua maior fragilidade. Discutem-se estratégias de interpretação dos resultados das avaliações para utilização no planejamento e realização de aulas de Matemática. Foram aplicados dois questionários: um inicial para conhecer o perfil de cada um dos professores e outro para saber a relação deles com as avaliações externas. Uma sequência de atividades para abordagem de conteúdos necessários é elaborada para ser apresentada e discutida com os professores num grupo focal quando poderão ser feitas alterações necessárias indicadas por eles. Para concluir a análise desse grupo focal será realizada uma entrevista com cada professor para verificação final da sequência didática. Além desses instrumentos foi utilizado o caderno de campo do pesquisador e documentos publicados pelos órgãos oficiais.

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