Artigo

E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar

RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relata um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas. Em seus discursos, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram disciplina e regras mais rigorosas. Afirma que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a incorporação da alteridade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 09/2010
  • Autor(es): Menandro, Maria Cristina Smith | Queiroz, Sávio Silveira de | Souza, Luiz Gustavo Silva
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Conselho Federal de Psicologia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-3703
  • Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 05/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 30; Número 3
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição