Dissertação

A construção do conhecimento matemático de uma turma de alunos do Ensino Médio num espaço sociocultural: uma postura etnomatemática

RESUMO

A dissertação descreve e analisa como acontece a construção de conhecimento matemático de uma turma do Ensino Médio em Ipeúna-SP. A pesquisa mostra que a sala de aula pode se constituir como um espaço sociocultural, onde existe o diálogo simétrico e as relações de alteridade, de modo a se considerar os princípios da Etnomatemática, como solidariedade e cooperação. Para que isto seja possível, é preciso que o educador perceba a necessidade de uma mudança de postura que envolve a reflexão na relação com o “outro”.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.