Artigo

A educacionalização do social e as implicações na escola contemporânea

RESUMO

Discute-se educação e assistência social e as suas implicações na escola contemporânea. Com base em Foucault, analisam-se documentos sobre as políticas de assistência social e entrevistas semiestruturadas com diretores de escolas públicas. Vivemos o fenômeno da educacionalização do social, que produz (re)configurações na escola: o papel expansionista da escola contemporânea e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares. A aprendizagem torna-se fundamental à efetivação do governo de si mesmo.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2016
  • Autor(es): Lockmann, Kamila
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2177-6210
  • Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2016.201.06/5231
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 10 páginas
  • Edição: Volume 20; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição