Dissertação

Negro e Ensino Médio: representações de professores acerca de relações raciais no currículo

RESUMO

Constitui-se em análise das representações de professores acerca das relações raciais no currículo do Ensino Médio, concluindo que a efetivação da educação antirracista dependerá da subversão do professor quanto às representações preconceituosas, veladas ou não, presentes na prática pedagógica e do empenho deste em (des)naturalizá-las pedagogicamente. Observa que docentes das disciplinas história, artes e literatura ainda não integraram suas ações pedagógicas ao atendimento da Lei 10.639/03.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2009
  • Autor(es): Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
  • Local de publicação: Belém
  • Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Ciências da Educação - UFPA (Editora)
  • Fonte: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1980
  • Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 154 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações