Artigo

Incongruências no discurso sobre qualidade da educação brasileira

RESUMO

O artigo analisa, por um viés foucaultiano, as incongruências do discurso sobre qualidade da educação no Brasil a partir de dois instrumentos de aferição: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A autora aponta que quando se simplifica a questão, por uma ênfase na mensuração do desempenho de alunos, corre-se o risco de responsabilizá-los (bem como a seus professores e a suas escolas), obliterando o dever do Estado em garantir uma educação de qualidade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2014
  • Autor(es): Bautheney, Katia Cristina Silva Forli
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-932X
  • Fonte: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2827/2701
  • Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Edição: Volume 25; Número 57
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição