Artigo

A “preciosa” educação como caminho para a emancipação

RESUMO

Problematiza a educação retratada no filme “Preciosa: uma história de esperança”. O filme revela a incapacidade de a escola regular atender sujeitos tão peculiares como a jovem, que aos 16 anos, não sabia ler e escrever, e precisou ser transferida a uma instituição alternativa. O filme também revela o papel que a educação exerce como emancipadora/libertadora de situações de opressão e vulnerabilidade. Desta forma, pretende-se analisar os significados da instituição escolar retratados no filme.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2013
  • Autor(es): Gelbcke, Vanessa Raianna
  • Local de publicação: Paraná
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2317-4021
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/34260/22951
  • Data de Acesso à Fonte: 04/11/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 28 páginas
  • Edição: Número 32
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial