Artigo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura: reflexões necessárias

RESUMO

O estudo problematiza a proposição nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e analisa os sentidos que adquirem o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia na sociedade atual. Com base nos referenciais da Teoria Crítica da Sociedade, questiona se há possibilidade de concretização de uma educação voltada à autonomia intelectual e moral dos indivíduos. Conclui que tais propostas não devem ser tomadas de forma instrumental, sob pena de perderem sentido e potencialidade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 09/2014
  • Autor(es): Colontonio, Eloise Medice | Silva, Monica Ribeiro da
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1413-2478
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n58/05.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 24/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 58
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição