Artigo

A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios

RESUMO

Discutem-se os conceitos usados para caracterizar o campo de estudos em educação, sua polissemia, ambiguidades e a complexidade gerada por suas subáreas de pesquisa em diversas abordagens. Baseia-se nos estudos em educação que analisam as ações educacionais nas realidades sociais e escolares, discutindo-se os estudos do cotidiano escolar, o uso de abordagens etnográficas e biográficas, o domínio bibliográfico necessário à pesquisa e a superação da dicotomia quantitativo-qualitativo.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2012
  • Autor(es): Gatti, Bernardete Angelina
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2447-4193
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36066/23315
  • Data de Acesso à Fonte: 11/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Edição: Volume 28; Número 1
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial