Artigo

Clocks, calendars and cell phones: An ethnography on time in a high school

RESUMO

Apresenta resultados de uma etnografia com foco nos tempos numa escola de Ensino Médio em João Pessoa/PB. Considerando que o tempo é dimensão da reflexão antropológica e elemento fundamental no currículo oculto escolar, a pesquisa problematiza como os processos de ensino/aprendizagem são organizados e vivenciados temporalmente. Identificando unidades temporais pedagógicas e o tempo na prática. Tempo escolar emerge como constrangimento e oportunidade ("ganhar tempo", "perder tempo") permitindo pensar impasses do cotidiano escolar.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2015
  • Autor(es): Gutiérrez, Mónica Lourdes Franch | Souza, Josilene Pequeno de
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Antropologia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-4341
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/vb/v12n2/1809-4341-vb-12-02-00417.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 34 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição