Artigo

A física pelos professores de física: a contribuição da Teoria das Representações Sociais

RESUMO

Este trabalho identifica os elementos que constituem o campo da representação do objeto social ciência física pelos professores do Ensino Médio. Na pesquisa, foram realizadas 66 entrevistas com professores do Rio de Janeiro. O referencial teórico/metodológico utilizado foi a abordagem das representações sociais, entre outros. Os resultados apontaram a presença de dois polos: realismo crítico, apoiado na visão contemporânea das ciências; e realismo ingênuo, sustentado em ideias intuitivas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2009
  • Autor(es): Mazzotti, Tarso Bonilha | Silva, Alcina Maria Testa Braz da
  • Local de publicação: Bauru
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-850X
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n3/05.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Edição: Volume 15; Número 3
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.