Artigo

A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura

RESUMO

Apresenta uma leitura das heranças deixadas pelo regime da ditadura militar à gestão da educação no Brasil. Apresenta um contexto da educação nesse período e enfatiza a tecnocracia como o elemento determinante na gestão educacional desenvolvida à época. Analisam-se as consequências desta concepção na gestão escolar atual, identificando uma forte herança na gestão escolar, centrada no diretor, e, ao mesmo tempo, intenções de superar o legado da ditadura quanto à gestão dos sistemas de ensino.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2014
  • Autor(es): Souza, Ângelo Ricardo de | Tavares, Tais Moura
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2447-4193
  • Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53674/33089
  • Data de Acesso à Fonte: 24/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Edição: Volume 30; Número 2
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial